sábado, novembro 01, 2014

as manifestações de junho

A frase que eu mais curto dizer é "Eu avisei".

Então, é mais ou menos isso aí. O texto da folha fala sobre a surpresa da nova direita ter surgido em junho, e pra mim, não foi surpresa alguma. Falei para todos os meus amigos que foram nas manifestações. E fica mesmo o conselho. De nunca ir numa manifestação que você não sabe dois pontos:

1) quem organiza
2) que mistura todos num balaio só, por exemplo, movimentos sociais e neonazistas.

O problema não é ir na manifestação, talvez em situações anteriores eu não consegui ser clara. A manifestação serve pra exigir direitos, lutar por eles, questionar, tudo isso é válido. O perigo está em aderir um movimento sem rosto e sem orientação. O problema está em unir todas as pessoas num "contra tudo que está aí", que pode colocar lado a lado quem critica bolsa família e quem quer ampliação dele. Pode colocar lado a lado quem é contra as cotas e quem acha a medida necessária em um país de herança escravagista e extremamente desigual em distribuição de renda. Pode colocar lado a lado quem acha que o corpo da mulher é público e quem luta pelo poder de decisão da mulher sobre seu próprio corpo.

Arrisco dizer que se a eleição fosse em 2013, Aécio tinha levado. E vamos ser honestos, nem o Aécio, nem o psdb, representam a extrema direita, estão longe disso e nem pleiteiam algo sequer similar. Só não podemos negar a existência do símbolo. Junho de 2013 serviu para unir a direita no Brasil. A esquerda teve que ir juntando os cacos até 2014 e no final das contas fazer voto crítico e sem orgulho na urna, enquanto isso, a direita tinha o seu menino de ouro.

Né?

EU AVISEI.

6 comentários :

Crix disse...

Concordo contigo. Ainda que hoje se diga que hoje oa movimentos sejam horizontais, sem lideranças, cabe prestar atenção no que as pessoas ao redor estão reivindicando.

Julia disse...

Perfeito!

P.S.L. disse...

As vezes você parecia não ligar nada para movimentos sociais e etc, mas você tem uma visão ótima e uma "lucidez" realmente incríveis.

Abraço,

Alok disse...

"lucidez" é ótimo haha

Anônimo disse...

Estudante de Letras...

"r numa manifestação que você não sabe dois pontos"

fora o outro, né?

"e pra mim, não foi surpresa alguma"

e, pra mim, não...

QUEBRA UM GALHO AÍ, GATA. DÁ UM TEMPO, FEIÃO.

Patricia C. disse...

emocionadíssima, com, quem, conta, minhas, vírgulas. por, favor, continue, beijos.