quarta-feira, dezembro 19, 2012

querer o bem x fazer o bem

Como eu disse no post anterior: o pior de tudo é que a pessoa acha que está ajudando. Tem um pouco a ver com a boa intenção e tal, a pessoa só quis ajudar etc.

Tem um cara no meu trabalho que é super novo e tem um problema de estatura. Nunca cheguei pra ele e disse "você já tentou fazer tratamento pra crescer?", porque obviamente alguma coisa ele já deve ter tentado e entra a questão do financeiro também, de repente ele não tem.

Alça de silicone foi o raso, mas se aplica a tudo.

Me incomoda a invasão dos aleatórios. A pessoa não parar para pensar em nenhum momento: mas gente, eu não tenho nada a ver com a vida dela. Ou: mas gente, tá tão claro que ela ja deve ter tentado x coisas. É quase como se fosse a receita da felicidade, todo mundo tem. Mas quando eu olho para o lado eu não vejo as pessoas felizes.

A dementadora que veio falar comigo na despedida cheira até o cu fazer bico. E nada contra, viu, quem sou eu rysos. Mas você não pode me dar dicas de emagrecimento se você cheira no ambiente de trabalho. Se você claramente precisa de ajuda e vive faltando o trabalho por causa de alguma crise. Em algum momento eu virei e falei "gata, procura os narcóticos que você tá pesando a mão"? Quero que ela saia dessa? Com certeza. Mas não tenho direito de invadir o espaço dela. Porque ela sabe. A pessoa sempre sabe. Somos todos adultos. Ninguém precisa de dicas óbvias. A questão aqui é o bom senso mesmo.

Abomino quem usa o discurso de "quero te ajudar" para despejar todos os preconceitos que quer. Não engulo história alguma de "só quero o seu bem" vindo de quem só sabe dar paulada. Não quero que queiram o meu bem, quero que me façam o bem. "Alguém tem que te dizer a verdade". Gata, eu já vejo a verdade quando me olho no espelho e entalo na roleta, beijos.

22 comentários :

Anônimo disse...

ome, pelo amor de Deus, se você já fez de tudo para emagrecer e não emagreceu, então, agora só resta ligar o foda-se e ser feliz!

pratique a aceitação e pronto. mande esse povo à merda.

para inspirar: http://www.youtube.com/watch?v=Z1StNeGpVtk (de frente com gabi - fluvia lacerda - modelo plus size)

Fernanda disse...

Concordo totalmente, este tipo de """"ajuda"""" esconde sempre um preconceito, um incomodo que A PESSOAL TEM com vc.
E não uma atitude real de auxílio.
Pq se a pessoa quisesse MESMO ajudar, a primeira providência seria se preocupar em NAO MAGOAR...
Eu não consigo muito imaginar um tipo de ambiente em que a pessoa se sinta tão à vontade para soltar uma dessas, mas olha...Nem duvido, nem duvido.
Vejo cada coisa com o povo sóbrio, que dirá depois de umas e outras...Já se julga amigo de uma vida.
Fodis.
Mandar tomar no cu: UM sonho.
Pensa que com sorte o mundo acaba sexta e APROVEITA p despejar!
Cirurgia de cu é rola!

Anônimo disse...

Tem uma lema que eu sigo nesses casos:

É muito fácil resolver os problemas dos outros. Já os nossos...

Ou seja, já pensou que maravilha se a gente conseguisse resolver os nossos problemas como encontramos soluções tão boas para os problemas dos outros?

Então, pra não pagar de moralista, fico quieto. Leio o blog há anos e pouquíssimas vezes comentei, porque não quero te sobrecarregar com soluções óbvias. Mas continuo torcendo para que tudo dê certo pra ti.

Um abraço,
Arthur.

Anônimo disse...

Patrícia, prefiro seguir o que diz Caetano:
"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..."

Pros demais, liga o FODA-SE!

Um beijo e sorte aí!
Mari.

Rosana Tibúrcio disse...

Eu nunca vou entender quem se mete em vida alheia sem ser requisitado. Nunca.

Tenho passado por umas coisas nesse sentido, nos últimos meses.
Resolvi deixar de pintar os meus cabelos. Tinha-os pretinhos, desde que nasci. E olha, cabelo preto é um cu pra cuidar quando ficam brancos. E eu me cansei. E por outras razões deixei de pintá-los e estou amando.
Mas sabe? Tem gente que acha de dizer que "tá bonito curtinho, mas precisa de uma tinta".

No dia do meu aniversário uma tonta me deu os parabéns no facebook e acrescentou: "pinte os cabelos, sempre quis te dizer isso desde que vi que você deixou de pintar e não achava a hora de dizer, mas agora é a hora. Pinte os cabelos, arrume um namorado para ser feliz."
No dia do meu aniversário é hora de encher meu saco?? Oi??? A fdp nem sabe se dou pra um ou dois no dia, se tenho ou não namorado e acha de me dar conselho? Olha...

Há quem goste das alças de silicone, né Patricia? Acho horrível também, mas não podemos dizer isso. Não podemos e não devemos dizer muita coisa que pensamos do outro. Temos bom senso.

Adoro a lucidez com que diz o que sempre penso e nunca sei como dizer.
Desculpe-me pelo post no comentário, não sei se é o certo, mas achei bom escrever esse trem aqui...

Liz disse...

Esse povo metido e escroto... Foda-se os sem noção de plantão.

Anônimo disse...

Rosana, tenho uma colega de trabalho que passa por essa mesma situação. Ela parou de pintar e vira e mexe aparece um engraçadinho pra dizer, "ai, vai pintar o cabelo mais, não? Fica com cara de velha assim".

Eu pintei as pontas do meu e não passa um dia sem que ouça piadinhas. Difícil, viu.

Como disse o colega de cima, muito fácil resolver os problemas dos outros...

THAIS disse...

Patricia, você disse tudo!

Anônimo disse...

identificando-me horrores rsrs.
principalmente com o lance do cabelo.

Por vergonha de meus fios brancos, pintei uma vez o cabelo quebrou todo e ficou bem curtinho.

consegui recuperar o suejito e decidi não mais pintar e aguentar meus fios brancos mesmo. O pior é que o povo se incomoda mais que eu !!!

tenho um amigo que me perguntou "vc não vai pintar o cabelo não é ?"

nunca perguntei a ele qd ele ia fazer implante para esconder a careca, ms ele ta preocupado com os meus fios brancos. é mole ?

Kari disse...

Rosana, igual minha mãe...

Ela é linda e maravilhosa (e tem uma pele que eu aos 30 invejo) e cansou de pintar. Ficou lindo, todo salt'n'pepper, como chamam mas não tem um dia que não falem do cabelo dela. Um cu...

Anônimo disse...

Não é preconceito, é vergonha alheia!!! Eles se colocam no seu lugar, pensam no que você passa ao entalar numa roleta por exemplo... O problema é que eles não se colocam no seu lugar na hora que falam isso pra vc...

Clara disse...

O pior é que se você responde, vira "a grossa", "a anti-social", "aquela que não sabe ouvir" etc.

Amanhã vou viajar para passar o Natal com minha mãe, mas já estou vendo os parentes malditos falando do meu peso, como todos os anos desde que eu era criança.
Lembro da minha tia solteira tirando comida do meu prato e dizendo "olha, se você não emagrecer nenhum homem vai te querer" - eu tinha 8 anos.

Agora que sou casada com um homem maravilhoso que não se importa de eu usar manequim 42, essa mesma tia que continua solteira diz "olha, se você não emagrecer, seu marido vai te largar por outra". E o restante dos parentes me pergunta se estou grávida.

Aí se eu respondo "estou grávida sim, e já que você se importa tanto com a minha vida, estou pensando em dar pra você criar e pegar de volta quando tiver 18 anos" pronto, sou mal-educada e metida.

Patricia, força, muita força.

Natália T. disse...

Tá aí uma coisa que eu sempre disse: A PESSOA SEMPRE SABE.

Dificilmente eu jogo na cara (mesmo q ''educadamente'', como dementadores ADORAM fazer) algum erro que alguma pessoa tenha, pq, pelamor, né? Qlqr pessoa acima de 15 anos SABEMUITOBEM o que de errado ela está fazendo. Todo mundo sabe o q é o certo de se fazer. Todo mundo sabe o que é considerado ''ideal'' de se ser.

Eu acho q quem fica dando pitaco demais na vida dos outros é pq tá MUITO infeliz consigo mesmo. E aí é aquela coisa: enquanto eu estou lhe diminuindo e deixando claro, pra vc e pra quem está ao nosso redor, que vc tem que melhorar em tais e tais coisas, eu distraio a atenção do povo sobre a minha pessoa, sobre os meus erros. Enquanto eu estou supostamente ''ajudando'' os outros, eu não preciso ficar meditando sobre os meus erros. E, nossa, né, é SUPER mais confortável ficar apontando o dedinho pros defeitos alheios do que olhar pra merda q vc mesmo é.

Essa coisa de ''tô te ajudando'' é a maior mentira desse mundo. Não passa de uma coisa super egoísta, pra tentar a pessoa mesmo se sentir bem com ela mesma.

E.. sobre obesidade: vi isso muito com minha mãe, vejo um pouco com meu namorado tbm. Todo mundo sempre se sentiu no direito de chegar pra eles e dizerem ''nooosssa! q q aconteceu com vc? olha, fulana fez o regime da lua, qr q eu peça uma cópia pra ela?''. Uma vez, disseram pra minha mae ''vc era tao linda... pq vc nao se cuida?''. Eu quem acabo de mal educada. Pq eles (minha mae e meu namorado) ouvem caladas e eu, a louca, que saio em defesa, sempre. O pessoal acha que tem direito de falar qlqr coisa quando é sobre peso. Pq altura/calvície/feiúra, segundo os dementadores, ''não tem jeito pra dar''. Mas se é problema de peso, segundo eles, ''é opção sua!!! pq vc não muda?''. Como se fosse SUPER simples comer menos (ou comer mais.. no caso dos magrelos).

Eu poderia te dizer ''não liga pra isso''. Mas não tem como não ligar, né? Então... eu acho q vc deveria revidar. Simples assim. O povo precisa aprender a parar de se meter na vida alheia! (se bem q eu to me metendo na sua... mas, bem, aqui é um blog e, se a gente deixa os comentários abertos é pq estamos esperando q se metam na nossa vida, né?...). Força!

nah disse...

NATÁLIA T.
CLAP CLAP CLAP.
precisa falar mais nada né.
se nego faz esse tipo de comentário/conselho
TÁ AFIM É DE TE FUDER MESMO!
no cantão ngm chama né.
É SEMPRE na frente de alguém, em datas onde ta geral reunida né bein.
ngm chega em vc SOZINHA e pergunta:
como vc está? como anda se sentindo?
ngm NEM SE QUER TENTA intender vc.

paunocuzisse disfarçada de conselho e de boa intenção.

Anônimo disse...

Olha, super concordo com Natália T.

Revida, cara. foda-se. fulano acha bacana dizer que emagrecer é fácil, que é opção da pessoa, que conhece quem fez tal ou qual dieta milagrosa e super deu certo... cagar regra é assustadoramente fácil.

(aliás, toda a droga da população mundial que tá acima do peso é gordo por opção, certo? super legal não encontrar roupa e receber olhares de reprovação/desprezo/nojo, além dos diagnósticos de infinitos problemas de saúde... Olha, se eu pudesse estapear nego que vira com esse tipo de comentário... Enfim)

mas, voltando ao assunto, dou o maior apoio pra revidar aí. calcanhar de aquiles. Na pior das hipóteses essa "pessoa super legal" vai parar de falar com vc (e que perda inestimável, hein?). Na melhor, se for uma pessoa sensata, vai perceber a bobagem que tá falando.

sei lá, de repente é só a minha maldita esperança que nunca morre falando...

Anônimo disse...

Quer dar umas risadas?>>>> euconfesso.com

Anônimo disse...

A minha gineco passou 40 minutos, falando do quanto eu estou gorda, que estou com uma series de doenças, que sou gorda por querer, que sou egoista, por ser gorda.
Minhas partes ginecológicas, que é bom, ela nem olhou... kkkkk
Ela me disse que eu deveria virar crente e fazer um pacto com Deus, pra deixar de ser gorda.
Disse que eu sou uma mãe ruim por ser gorda...
E isso pq eu disse no inicio da consulta, ou tortura psicológica, como queiram, que, eu já havia perdido 10 quilos, e que não tinha problemas de saúde, só queria fazer uma vistoria "das partes"...
Ela não conseguia decorar meu nome, e a cada cinco segundos dizia:
-Então, qual seu nome mesmo!?

No fim da sessão, nem eu mesma sabia quem eu era, pois, entrei de bem com a vida, acreditando que a felicidade existia. E saí com a certeza absoluta, que estava a beira da morte, e que tudo de errado que aconteceu na minha vida até hoje, é por conta de estar gorda!

Segundo a lenda tive sorte, pois, uma amiga, teve a mãe, chamada de porca, por esta mesma médica.

Pollyanna disse...

acho muito babaca mesmo quem veio criticar vc ter comido um bolo depois de meses de dieta. até mais babaca do que as pessoas "bem intencionadas". claramente é uma opiniao babaca de quem nunca teve que emagrecer, que nao sabe que isso é muito mais psicologico que organico, que comida é apoio e morder um docinho é que dá estabilidade. torço muito pela sua nova dieta. qdo vc sentir mais leve acho que valia a pena um exercicio de baixo impacto (obviamente se vc nao estiver ja fazendo um) tipo hidro. no auge dos meus 3 digitos de quilos eu fazia hidro com as velhinhas e elas pelo menos nao entravam numas de julgar e falar merda. to torcendo. =**

Anônimo disse...

Eu tenho uma notícia pra você: as pessoas nunca vão deixar de ser pau no cu.
1- eu era gorda, falaram tanta merda, emagreci.
2- depois falaram que eu era feia, mudei e fiquei aceitável.
Agora eu sou antipática. Ah, vão tomar no cu.

Anônimo disse...

odeio todo mundo que me dá dicas de saúde. se eu tivesse um porrete, batia neles até pedirem desculpas.

Patricia C. disse...

Sobre os cabelos brancos, lembrei de um show da Bethânia que eu fui. Todo mundo sabe que a Bethânia não pinta o cabelo e tal. E ela falava sobre as pessoas perguntarem o porquê. Ela sempre responde "porque eu esperei muito tempo pra eles ficarem brancos". Era uma espera. Sinal da velhice que ela ama. Cabelos brancos.

Julia disse...

E a mãezinha dela morreu, Dona Canô. Que tinha uns cabelos brancos, tão linda. Não sei quem amo mais naquela família.