domingo, janeiro 15, 2012

monique e daniel

Eu acho que a Monique não tem noção da gravidade, mesmo um dia vendo as imagens. Assim, sem ninguém ficar no ouvido dela "você foi estuprada" e tal. A noção da mulher, eu não acho que ela tem. O papel na história, a evolução, a luta, desse papel que eu me refiro. O negro, o gay, a mulher. Eu nem sei se as pessoas em geral tem essa noção, a vítima em muitos casos acaba assumindo o papel de réu. "Fulana bebeu, pediu pra acontecer". Aquela coisa da ocasião fazendo o ladrão, como se, quem deixou uma carteira ali é quem foi idiota e perdeu, o ladrão apenas fez o seu papel normal. "Foi estuprada? Mas também, com essa saia...". Muita gente está indignada, mas muita gente entra no discurso cu-de-bêbado-não-tem-dono. É preocupante.

Bones chamou a Monique no confessionário, não temos o áudio, mas ela disse depois, que ele perguntou se foi consensual e ela disse que sim. Só que ela não lembra. Quer dizer, como você pode dizer que foi consensual se você não lembra? E ficou por isso mesmo.

Monique e Daniel conversaram por meia hora hoje, no site mostrou a conversa. O Daniel dizendo que deu dois beijos e passou a mão. E só. Não foi isso para quem viu o vídeo. Ele fala com a certeza de que foi só isso, em nenhum momento usa a desculpa "poxa, não lembro, estava bêbado também", e daí começa toda uma manipulação com ela, falando que ele agarra "de brincadeirinha" as outras meninas, e que a Monique tem que "desencanar" porque "A Maria ganhou ano passado sendo quem ela era" etc. E a Monique pilhadíssima, roendo as unhas, sem saber. Com medo da edição, com medo do que não lembrou, com medo das consequências.

A Mayara disse que o Daniel passou a mão nela. Ficou putíssima e disse que não dorme mais com ele. Ou seja, dois abusos.

O vídeo, qualquer um pode tirar as conclusões. O que eu vejo é uma Monique inerte, desacordada, e um Daniel em movimentos rápidos. Com o edredom, não sabemos se houve penetração, mas não é só de penetração que se caracteriza um abuso sexual.

Se a Monique pegar as imagens e disser "eu estava bêbada, mas tinha consciência", beleza, a palavra dela é a principal, mas ela só vai ver quando sair da casa. Era isso que Bones deveria ter feito, mostrado as imagens. Ela não lembra. E continua, ao meu ver, convivendo com um abusador no mesmo teto.

32 comentários :

Anônimo disse...

Vai ficar por isso mesmo (no máximo chuto um discursinho do Bial bem leve de: Meninas, cuidado pra não beberem muito e se arrependerem depois e Meninos, cuidado ao tentarem ser espertinhos) até a Monique sair e ser questionada disso.
Questionada e saber o que de fato aconteceu,né.
Até lá já botaram na cabeça dela que ela tava bêbada e rolou (e ela achar que ela deixou rolar tb) e 'desencana que não foi nada, já passou e tá tudo bem agora'.

Agora é com quem assiste. Decidir se vai continuar assistindo e esquecer de tudo isso ou parar de assistir (porque infelizmente essa é a única forma de atingir Boninho. BBB perder a audiência e deixar de ser assunto).

Show de horror tudo isso.

O Guri disse...

Eu sabia que precisava ouvir a tua opinião sobre o assunto. Sabia que você não ia compactuar com essa sacanagem toda. Eu sabia, cara. Tinha medo que você ficasse do lado dele e tals, dizendo novamente que ela pediu pra isso. Acabei de ver o vídeo e nem a Pollyana poderia dizer que não teve nada de mais ali.

E realmente vamos esperar pra cara de tacho do Bial e seu discurso de cristão de merda.

Anônimo disse...

Bem, acho q no vídeo mostra claramente o Daniel abusando dela. Chegando ao cumulo de váaaarias vezes colocar as mãos nas costas dela e a puxar mais pra perto dele ou de arrumar a posição dela na cama para conseguir "prosseguir" melhor no abuso. Nunca no BBB aconteceu algo parecido, pois normalmente qdo alguem bebe demais outros ficam cuidando da pessoa e preocupado com ela. A melhor atitude da Globo e do Bones seria realmente expulsá-lo. Caso ele afirme q foi apenas beijos e carinhos, mesmo assim, beijar e acariciar uma mulher inconsciente não pode!!!! E ponto. Mas, concordo, acho q a Globo vai deixar por isso mesmo, se fazer de morta e capaz de ainda dizer q ela provocou isso. Não duvido de mais nada!

Anônimo disse...

Mas sabe do que tenho medo? Dele não ser indicado tão cedo ou se for hoje, pelo João, de não sair. A edição se passar algo, vai ser a Monique bebinha e alegrinha e depois os dois na cama na parte quando ela se mexeu(pra dar a entender que ela tb tava acordada e sabendo do que tava fazendo).
E aí hoje vai mostrar ele arrumando a casa e blá blá blá ''olha, que moço legal ele é''.

É torcer pra, se ele for, ir com alguém que não vai causar nenhuma polêmica e roubar toda a atenção e ser odiado/odiada.

Medo da edição e de como isso vai cair pro povo que só acompanha pela tv na Globo. Embora não sei se existe ainda público de BBB que não use internet/twitter e não vai ter conhecimento do vídeo.

Oremos.

Anônimo disse...

E só pra completar...se ele não tivesse feito nada mesmo, porque a Globo tá tirando todos os vídeos que postam sobre isso? Ora, se não tem nada lá (além de duas pessoas acordadas e conscientes transando) por que retirar tudo?

E por que o Daniel só disse que rolou beijinho e passada de mão nela? Por que não disse pra Monique que tinha rolado amasso pesado (ou penetração ou sei lá que raios rolou. O que importa é que alguma coisa mais além de passada e beijo rolou. Não tem nem como duvidar disso) dos dois lados? E se isso fosse verdade, porque não ficou surpreso por ela não se lembrar que participou do negócio também?


É porque, né, er..não foi isso que aconteceu de verdade.

rayssa gon disse...

seu post foi uma luz nesse caos de lugares comuns e 'pitis'.

lucido e sincero.

continue assim.

Anônimo disse...

Eu só espero que a porra do Ministério Público faça alguma coisa, porque isso é claramente um caso de estupro de vulnerável.
Do Bones, da Globo e, infelizmente, da própria Monique, não espero nada. Porque é bem o que você mencionou, esse discurso escroto de culpar a vítima do abuso não me permite ter esperança em mais ninguém.

Luciana disse...

Patricia, seu post foi o melhor que li a respeito do assunto. Muito sensato. Ela não se lembra de nada, como vc disse. Não tem como "confiar" na palavra dela, porque ela, simplesmente, NÃO SABE. Ela está achando que só rolou uns beijinhos e tal.

Ah, e mesmo que não tenha ocorrido penetração, houve estupro. Atos libidinosos, diversos da conjunção carnal (pênis na vagina), antigamente eram tipificados como atentado violento ao pudor. Desde 2009, a lei foi modificada e, qualquer ato libidiniso, é considerado estupro. Se ele "só passou a mão", "só deu uma dedada", "só bateu punheta encostado nela", NÃO IMPORTA! É estupro do mesmo jeito. E, neste caso do BBB, é estupro de vulnerável, porque ela não tinha condições de oferecer qualquer resistência, já que estava em estado de embriaguez completa e não tinha discernimento para decidir o que fazer. O único problema, nessa história toda, foi ela ter dito que foi tudo consensual. Mas, como você brilhantemente apontou, ela não lembra de nada. Logo, a palavra dela, diante de todos os vídeos, pode ser "derrubada". E, com certeza, se ela visse as imagens, ia perceber que não se lembra de nada que ocorreu, e que não consentiu nada do que esse Daniel fez.

Adoro seu blog e adoro você, Patricia! A senhora bem que poderia fazer Direito, né? Ia se dar muito bem, porque é uma pessoa muito sensata e que sempre enxerga os dois lados da história.

Beijos!

Anônimo disse...

Porraaaa, eu não sabia de nada até ler esse seu post!
Agora não consegui ver o vídeo :(
Merda!

Anônimo disse...

Nem assisto ao BBB, mas pelo o que vc está dizendo, o que aconteceu foi gravíssimo. O mais interessante é que só a garota foi chamada para conversar no confessionário. Por que o cara não foi chamado também?
Certeza que o MP vai mudar a classificação do BBB, para passar mais tarde.

Barbara disse...

De fato, não precisa penetração pra caracterizar estupro. Na verdade, tudo se resume ao consentimento, se teve ou não.

Quanto a mim, torço pra isso dar a maior repercussão possível. Um nojo desses não pode simplesmente passar em branco.

Anônimo disse...

Já comentaram o que eu ia dizer (que foi estupro SIM, que sexo com alguém bêbado é abuso de vulnerável e saiu texto na Folha sobre isso, mas eu não sei se pode colocar link aqui, o texto é bem simples e direto e cabe exatamente no que aconteceu) mas eu tenho que ser repetetitiva e dizer que esperava pela sua opinião sobre. Você é super sensata e fiquei feliz de ver que pensamos da mesma forma.

Como mulher fico na expectativa do Ministério Público meter o dedo no programa e no mínimo mudar o horário dele. Deviam expulsar o Daniel, mas claro que o Boninho está adorando toda a atenção em cima do problema.

E sendo ainda mais lugar-comum: NO-JO de quem tenta "justificar" colocando a culpa nela. Como se estuprador precisasse de menina "fácil" pra agir. Como se só menina "que bebe" fosse estuprada. Quem fala isso não tem mãe.

Taiguara disse...

Disse há pouco no twitter: o posicionamento da globo é definidor pra eu continuar ou não vendo o programa. Não dá. Estupro não.

Anônimo disse...

Alguém é sexualmente abusado em um programa ao vivo, e as autoridades nem se manifestam.Confirmação do que muitos já sabem: a maior autoridade desse país é uma rede de televisão.Fazem o que querem.

ana disse...

o video de 7 minutos está aqui: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Q3rgAcubq2g#!

dá pra ver o cara olhando pros lados o tempo todo, enquanto mexe embaixo do edredom, como se tivesse se certificando que ninguém tava vendo. ela fica totalmente imovel, os ombros parados, a cabeça parada. pode não ter rolado penetração, mas ele usa-la pra se masturbar sem o consentimento dela já é considerado estupro.

outra coisa q quem estava acompanhando ao vivo disse é q a monique não declarou q "consentiu". ela disse "não rolou nada", oq é bem diferente. pra ela n rolou nada pq ela não lembra, tava apagada. a globo PRECISA mostrar as imagens pra ela. mas claro q não vão fazer.

imagem do PPV (legenda da própria globo, assumindo que ela estava inerte) http://yfrog.com/esb41lmj

e pra mim o fato dele ter declaradamente ter bolinado mayara já prova mta coisa http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/bbb-12-mayara-conta-que-daniel-a-bolinou-durante-a-noite-20120114.html

ana disse...

ops, não vi q o link pro JB com o video! que bom que a historia já está no jornal, tava preocupada dessa história não sair do twitter, morrer por aqui. quero q essa emissora seja responsabilizada, não é possível isso.

Gato Van de Kamp disse...

Tb acho que é por ai...

milaynne disse...

fui ttentar ver o vídeo, já saiu do ar.

milaynne disse...

p.s.: e quando as pessoas vão perceber que argumentos do tipo "entra nesses programas sabendo" "bebe e espera o quê?" ajudam muito mais disfarçar um ato de abuso?. porque,né, a mulher tem obrigação de ter "superego" suficiente pra não beber e provocar, mas o cara pode ser só "id" e abusar em uma situação de vulnerabilidade.

Van Pelt disse...

Estupro, a gente vê por aqui.

Anônimo disse...

pra quem não viu o vídeo: http://www.jogodeafinidade.com.br/2012/01/o-caso-daniel-e-monique.html

Anônimo disse...

Estupro, a gente vê por aqui [2]

Anônimo disse...

Nem acho que a Analice sai...a Jegue que roda! ( e assim espero)

Anônimo disse...

Depois ficam zombando dos adolescentes que xingam muito no twitter.
Os super indignados agora se dividem em AI, NÃO VOU CONSEGUIR PARAR DE VER O BBB e os tão xingando mas já estão conformados.

Não adianta. Vai ficar nessa. Até ela ou ele sairem, essa história já vai ter esfriado.
Não adianta o povo continuar assistindo e achando tudo um absurdo.
Se tu acha absurdo tudo que aconteceu e mesmo assim continua assistindo, seja lá por qual motivo, vai continuar dando a única coisa que tem poder sobre Bones e seu grupinho. A audiência vai continuar, o programa vai continuar na boca do povo e os patrocinadores continuarão por lá.

Fiquei triste de ver povo reclamando a tarde toda, chorando e esbravejando e um minuto depois do O Amor é lindo do Bial, tavam lá comentando sobre como a Jakeline é chata.
(Nem é pra ti essa indireta, Patricia. Não é mesmo. Estou desabafando aqui porque não tenho twitter. Desculpe).

E pior que posso jurar que Analice sai e ainda sob piadinhas de 'Vem comer a comida toda aqui fora, Adelice'

Tudo muito podre.

Anônimo disse...

Esse caso deveria ser relatado na mídia internacional, só assim para a rede Globo de manipulação tomar alguma providência.

Anônimo disse...

E a edição? E "o amor é lindo"? Vergonha.

Anônimo disse...

Eu adoro a Monique e acho que de burra ela não tem nada, é vivida, engraçada, esperta, sabe se expressar pelo que tenho acompanhado na globo.com, só que também tenho esse receio: mostrarem o vídeo pra ela e ela não se ligar da gravidade do que o escroto fez com ela. Mas acho que por medo mesmo, ontem ela passou parte da festa chorando porque queria ficar com o Rafa e porque não queria ser vista só como bunda, peito e tal. A Globo é tão filha da puta que a Monique tava no quarto, hoje à tarde, conversando com o Ronaldo sobre o que falaram pra ela no confessionário e na hora cortaram pra outro cômodo. Deu apenas pra escutar que foi uma mulher que falou com ela, não foi o Boninho, perguntou sobre a festa, se ela gostou, o que rolou com o Daniel (aí ela falou que foram só dois beijos, que ela achava que tinha sido só um, mas que ele falou que foram dois) e aí parece que a mulher perguntou se rolou algo mais, mas exatamente nessa hora cortaram e mudaram pra outro cômodo. É engraçado o Boninho falar que ela falou que rolou pegação, que tava consciente, quando dá pra ver claramente que a guria tava desacordada, apaga, o filho da puta faz todo o serviço e no outro dia ela não se lembra de nada. Se isso tivesse acontecido com a Laisa, por exemplo, que o pai é delegado, ia dar um rebosteio ainda maior, espero que a família da Monique tome alguma providência, porque deixar pra fazer alguma coisa só depois que a Monique sair de lá ou esse verme desse Daniel é complicado.

Cara Comum disse...

Ninguém falou um detalhe importante: é um programa de TV, não é? Tem gente filmando aquilo. Tem gente responsável pela produção do programa. Tem gente que fica nos bastidores pra filmar, pra fazer um milhão de coisas. Daí que vc vê um crime (estupro) sendo praticado e não faz nada??? Cumplicidade define, não? Desculpa, mas não dá pra acreditar que ninguém fez nada pra impedir um ato que durou sete minutos (estou chutando o tempo com base no disseram sobre o vídeo ter 7 minutos)... Absurdo!

Anônimo disse...

eu assisti o PPV de tarde, ela realmente não lembrava do que tinah feito e falou isso antes e depois de sair do confessionário. Daniel tentou levá-la na conversa, ela lembra do beijo na cama, quando mandou ele pra outra cama, aí me parece que ela apagou de bebedeira e ele se aproveitou. se for o caso, continua sendo estupro de vulnerável pq não houve consentimento e ele claramente se aproveita da condição dela. dei muito unfollow em gente com argumento do tipo - cu de bêbado não tem dono. mas realmente, precias do vídeo todo e que seja mostrado pra ela. ótimo texto. bj.

@bete_davis

Mary* Coelho disse...

Ontem conversei com cinco amigas sobre o ocorrido. Dessas cinco, QUATRO me contaram quem já sofreram tentativas ou o real estupro nessas circunstâncias (vulnerável).

Eu fiquei abismada. Óbvio que você sabe que acontece e que é mais comum que a gente pensa. Mas não sabia que era nesse tanto, nessa intensidade, com pessoas tão próximas de mim. Quer dizer, 80% das pessoas que eu conversei já sofreram abuso. E ninguém denunciou, justamente por esse medo da repressão de "ah, foi sua culpa, você deu mole também.".

Eu cansei de comentar sobre esse assunto.. Já chorei, já quis vomitar, já senti tanto ódio. Acho que parei de ver BBB ontem. Como o moço aí de cima disse, a edição pra fim foi crucial, foi ponto final de tudo. Não dá pra ver um programa que faz isso, que é conivente com uma atitude dessas. Se eles não tem certeza, que pelo menos deixassem os dois lados no ar, a dúvida. Mas não, até a legenda de um vídeo manipularam pra taxar a menina de piriguete paqueradora e e ele de gostosão. É surreal.

Vivi Lemes disse...

Vários links para o vídeo foram retirados e a informações é de que a GLOBO pediu a retirada por direitos autorais. Manipulação de merda, é melhor assumir logo o que aconteceu. Hoje temos voz, através da internet, não é mais como antigamente em que bastava tentar abafar.

Anônimo disse...

Vazou o suposto áudio da conversa dela no confessionário, olha: http://www.youtube.com/watch?v=uKsFraizNLk&feature=player_embedded