terça-feira, junho 14, 2011

nem sei

A pérola eu conversando com mamãe e dizendo:

- Não sei o que fazer da minha vida, mãe.

E ela:

- Minha filha, 27 anos. Tá muito tarde pra você não saber. Que que isso?



Né.


Então, fica assim.

1) Não sei se faço faculdade de letras, só lembrando que eu jamais quero ser professora, nunca tive vontade de fazer faculdade para seguir carreira. Minha carreira? Funcionalismo púbico e só.

2) Não sei se tento outro concurso pra sair do meu atual emprego que é bem puxado.

Uma coisa anula outra, porque trabalhando e estudando, total não terei tempo de me dedicar a outro concurso.

Acho até engraçado esse dilema. Nem passei no vestiba ainda, mas me dou o luxo de ficar em dúvida. Numa ilha deserta, quem eu pegaria primeiro? Al Pacino ou Vincent Cassel? Não saber da resposta me deixa um pouco apreensiva.

35 comentários :

Sixx disse...

mães tem mesmo o talento de depreciar a gente...
Mas, faz logo essa facul muié, se joga!
De que adianta saber o que quer da vida se geralmente as pessoas que querem algo nunca tem? - Perda de tempo! Evoluir é o q importa.


abraço


ps: Foda o título do blog. Amei, porra!

Sr.Apêndice disse...

Pense bem antes de fazer Letras. Reflita o suficiente para que se algo der errado a culpa seja unicamente sua. É, eu sei...

Anônimo disse...

Se fosse eu:
1- Faria o concurso primeiro.
2- Com o trabalho garantido, estudaria para o vestibular.
3- Faria a faculdade dos meus sonhos :)

Verusca disse...

Patricia, olha só: se não quer seguir carreira nem perca seu tempo/dinheiro. Se bem que eu acho que você se daria muito bem numa carreira de publicitária MAS... se é só pra fazer concurso, também vale a pena investir num curso superior de 2 anos (desde que reconhecido pelo MEC, pelamordedeus, tá?)só pra vc poder prestar os concursos de nível superior, que têm os melhores salários. Agora, se quer pensar em concursos dos melhores então, tenha muita garra mais um bocado de paciência e faça um curso de direito que, quando se formar (5 anos...aff!) vai perceber os "tipos" de cargos e salários, o nível dos concursos que vai poder prestar. Pense muuuuito bem pra não perder tempo e energia à toa, ok? Ah e, por favor, não nos deixe... Beijos!

Gabi Pocket disse...

Vincet Cassel ftww

'Lara Mello disse...

Eu também quero fazer cinema e não quero cursar, que dinheiro vou ganhar com cinema? Quero aprender mesmo, eu iria na A pq acho que tem que realizar seus desejos, e acredite, enquanto não tiver filhos, vai ficando como tá e aproveitando, pq depois não vai poder fazer mais nada, foi o que aconteceu comigo.. Se cuida!

Anônimo disse...

Ai, me identifiquei. Não tenho faculdade ainda (sempre quis letras, não quero ser professora) porque a prioridade era concurso. Passei e me lasquei, o trabalho era puxado e eu tinha que estudar pra outra coisa. Chegava em casa acabada e não aguentava estudar até que um dia eu saí do emprego, mesmo todo mundo me chamando de doida. Hoje eu tô (mais) pobre mas estou estudando pra um concurso melhor e, quando passar, aí sim eu começo Letras.

Uma hora a gente passa e, opa, vai ser lindo.

Anônimo disse...

Tenho 30 anos e ainda não sei o que quero fazer da vida. Não é tarde para esse questionamento, sério.

Keks

Juliana Egete disse...

Vou discordar da sua mãe! Não tá tarde não!Enquanto você estiver viva e lucida voce tem todo o direito de mudar de idéia, quantas vezes quiser.

E como você disse, " se dê ao luxo " de ficar com essas duvidas.

glaucio disse...

também tô em dúvida no momento, mas é naquelas de eu me formar e oi sigo carreira solo ou oi continuo a tour com o Br'oz. sei lá, acho que em cima da hora a gente resolve.
ia comentar que o blog ficou total não a sua cara, mas aí pensei que alguém já deve ter dito isso, e pensei também que nada a ver, vai ver eu só achei isso porque tava acostumado com o antigo layout. whatever.
e o fundo MUITO ERA verde sim. se você é daltônica, sou junto.
beijos!

AquilesMarchel disse...

cara
texto delicioso bom demais viu

Patrícia disse...

Terapia, Chica, faz terapia...

Barbara disse...

Tenho um impasse parecido. Larguei Letras no 1º período e me formei em Direito. Também sou concursada, mas não na área. Também não quero ser professora mas adoro Letras. Agora, eu tenderia a escolher fazer a faculdade que ficar estudando pra outros concursos.

Anônimo disse...

Faz vestibular sim!! E vc não precisa seguir carreira de professora.. faz bacharelado, vira pesquisadora e une o funcionalismo público ao curso do vestibular =)

disse...

Acho que a faculdade seria a minha primeira opção. Até porque os salários para o funcionário público com curso superior é bem melhor.

Fernanda M. disse...

Faz jornalismo e vive de escrever crônicas, que tal?
Sei que não é simples assim, mas..
O que um letrista(?) faz, afinal, além de lecionar?

Beijos

Lari e Dé disse...

estuda pro concurso, claro!
depois que vc tiver um trampo mais light vai ter todo tempo do mundo pra se dedicar a uma faculdade por hobby (já que vc não pensa em atuar)
sim, ninguém me paga, mas eu adoro me meter na vida dos outros!
um beijo!

@paulilinha disse...

Vincent Cassel, sem dúvidas!

Mas falando sério, pensa que a faculdade não tem que, necessariamente, te encaminhar a uma carreira. ela pode, apenas, te agregar conteúdo pro seu crescimento pessoal.

digo isso porque nos últimos meses tenho tido muitaaaas dúvidas em relação a trabalho, carreira e faculdade, e o pior é que sempre tive certeza das minhas escolhas e só agora, depois de formada, começo a questionar minhas decisões.

então pensa que isso é normal e que se vc quer fazer letras, faça. e continue concursada, por exemplo.

beijão!

Lu disse...

Amica, eu bem não tenho nada a ver com isso, mas, pensando pelo lado prático, acho que seria melhor se dedicar a um concurso para melhorar o emprego atual do que fazer um curso que vai tomar tempo (e consequentemente estressar um pouco) e continuar num trabalho que tá uó (e consequentemente vai estressar também). Seus posts são incríveis, btw. Beijos!

@constrangendo disse...

Pode fazer a faculdade primeiro e depois tentar um concurso pra nível superior que ganhe mais =)

Anônimo disse...

Patrícia, se o que você quer é concurso, presta Direito. Existe uma infinidade de carreiras que você poderá escolher, algumas com salário inicial de mais de 19 mil reais (bruto - com descontos não sei quanto dá).

Pode até não ser a carreira que vai te fazer feliz, mas você vai ter grana e, depois de um tempo de trabalho, os horários ficam bem flexíveis, o que vai te dar bastante tempo para se dedicar ao que você gosta.

Já que você não tem uma profissão em mente que te desperte uma grande paixão, pensa no lado material da coisa. Direito, também, envolve bastante leitura e escrita, coisa que você, obviamente, gosta, porque escreve muito bem.

Bjos!

Camilla disse...

Meeuuuu, vc eh eu... Hahahaha... Seriooooo!!!!

Fiz facu d Direito q ate hj soh me serviu para fzr estagio na Polícia Civil e ter mais vontade ainda d fzr concurso...

Loooogo, acho q vc deve fzr facu p prestar concursos com maior salario... Se joga nas facus à distancia reconhecidas pelo MEC... Fazendo à distancia talvez vc consiga estuda p concurso...

Mãããããs, eh soh uma opinião!!! E tenho ctz q vc vai fzr a melhor escolha!!!

Tu ahaza demais girl!!!

Beijos

Camilla disse...

Meeuuuu, vc eh eu... Hahahaha... Seriooooo!!!!

Fiz facu d Direito q ate hj soh me serviu para fzr estagio na Polícia Civil e ter mais vontade ainda d fzr concurso...

Loooogo, acho q vc deve fzr facu p prestar concursos com maior salario... Se joga nas facus à distancia reconhecidas pelo MEC... Fazendo à distancia talvez vc consiga estuda p concurso...

Mãããããs, eh soh uma opinião!!! E tenho ctz q vc vai fzr a melhor escolha!!!

Tu ahaza demais girl!!!

Beijos

Livia disse...

Oi, pensei a msm coisa que o anônimo aí em cima. Conselho da leitora: não faça direito. Gente BBK demais e matéria super zzzz. Já mencionei que só tem gente babaca né? Bjs!
Faça o q tu achar melhor! Sua opinião vale mais do q qq coisa!

marcela disse...

dúvidas é lugar comum na minha vida. tipo assim, a mais intrigante delas pra mim é: pra que nasci?????????? bjs patricia...

alice disse...

dica de estudante de direito infeliz: NÃO FAÇA isso que a colega aqui acima recomendou, ok?

"carreiras q pagam 20 mil" leia-se: concurso difícil pra caralho (neguinho estuda durante 8 anos e não passa) e ainda por cima exige 3 anos de prática como pré-requisito

fora isso, tem concursos menores (são os q eu to tentando, q pagam entre 6 e 8 mil), mas isso vc tb pode conseguir em outras áreas

tipo, qd abre pra "analista judiciário" sempre abre tb pra outras áreas de formação: vai ganhar a mesmíssima coisa e o trabalho é mto mais leve

(tipo trabalhar na assessoria de comunicação = meu sonho. passar o dia mandando emails engraçadinhos e recomendando shows)


enfim, eu não sei qt o seu emprego paga (i mean, qual seu grau de desespero), nem se vc é de nível médio ou superior.

mas se vc já tiver uma formaçao (pelo oq eu entendi, vc fez filosofia, ne?), tenta um desses de analista... é um salário considerável e o emprego com certeza vai ser mais folgado

depois vc faz vestibular, etc. não dá pra correr atrás de sonho sendo pobre

B ! disse...

olha, com o respaldo de um estudante de letras, digo apenas: ninguém conhece o bacharelado. NINGUÉM.

Anônimo disse...

Faca Letras. Daqui a quatro anos, quando se formar, estude para concursos de nivel superior.

'Lara Mello disse...

Sério mesmo, são tantas opiniões que a tendencia é só ficar confusa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só você sabe o que é melhor para você.. #fato

Esyath disse...

Bom... a minha singela opinião é a de que você precisa priorizar o que é mais importante...
Eu tava numa pós que achava uma droga sabe? E precisava de tempo para estudar pra oab... Mas eu tava numa dúvida da gota... "Jogar 6 meses pro espaço pra priorizar o estudo da oab sem saber se vai dar certo!?" Porque não dava pra trabalhar, fazer a pós e estudar pra oab todo dia... Dei um tiro no escuro, na época a primeira oab q fiz bombei na segunda etapa.... E pensei "O QUE EU FIZ!?" Mas concluí que não gostava mesmo da pós... E que a oab seria investimento a longo prazo... Hoje não me arrependo mais! Acho que foi um bom investimento!
Espero que dê certo!
Ah... tenho 24 e escuto a mesma coisa da minha mãe... hehehe.

Beijos (Des)conexos!

Analizada disse...

Fazer letras vai te dar prazer? Se a resposta for sim, ENTÃO FAZ, PORRA!

Se ainda tiver dúvida, entra no site da universidade, dê uma olhada na grade curricular do curso e veja se vai te agradar (já quis fazer e já desisti de mil cursos assim) e pesquise outros campos de trabalho além de lecionar (se quiser trabalhar na área também, o que não precisa), imagino que possa ser editora, redatora, produzir material didádico, etc.

Se der para conciliar o atual emprego com a faculdade, ótimo. Faça a faculdade, depois que terminar você presta outros concursos (gabaritando a parte de português/redação ;)), até passar em algum que vale a pena.
Seu atual emprego é puxado, mas não insuportável, nem impossível. Então acho que vale a pena esperar.

Alguém aí falou em fazer terapia. Se tiver vontade/coragem eu super apóio (tô fazendo também). Sou a rainha da indecisão e cheguei na minha analista e falei "não sei se quero ou faço a), b), c), d) ou e)". Saí de lá só com o a). b) não era meu desejo, mas dos meus pais, c) não me faria bem e e) eu nem queria de verdade. Só que essas coisas a gente nem percebe na vida "real"...
beygos

Loser, eu sou! disse...

Não vai te servir de consolo. Más, vou escrever mesmo assim, até pra desabafar. Desculpa.
Eu tenho 26 anos, formada em uma universidade (federal) e cursando a segunda faculdade (estadual) e no meu trabalho que nem de longe é o que sempre sonhei; Ganho salário mínimo. E não posso nem reclamar pq logo vem gente dizendo que eu reclamo de barriga cheia, que é assim mesmo, a vida é difícil pra todo mundo e blá, blá, blá... E que pior é a vida de fulano (a) de tal, que é pai/mãe de família e tem x filhos, e que ainda por cima tá desemprego (a)...
Eu sei - não precisa ninguém me dizer – que tem gente em situação muito difícil por aí, más, será que nem de reclamar eu tenho direito? Porra, sou formada, to na segunda faculdade, e nem um trabalho que me remunere legal eu tenho! Eu ganho um único e mísero salário mínimo!!! É foda...
Você ao menos, tem a estabilidade, pois é concursada, e é obvio que você não ganha salário mínimo, é financeiramente independente... Se você curte Letras e quer fazer, tente mesmo, faça o vestibular, faça cursinho pré-vestibular, não se importe com os outros...
Não me leve a mal, entenda. Parece que todo mundo tem uma solução simples é óbvia pra resolver nossos problemas, não é? Eu sei que sim, pq eu passo isso no dia a dia. Saca?
E ainda tem o fato, de que com 26 anos, eu nunca levei – e nem demonstro querer levar - namorado em casa; Então imagina o clima... Meus parentes e as pessoas que me conhecem devem achar que ou eu sou lésbica, ou então que tenho problemas mentais, só pode. E é tão constrangedor qnd me perguntam sobre namorado, eu sorrio amarelo e digo que não tenho –qqqq Se eu tivesse como pagar um analista, eu pagaria, preciso demais.

Anônimo disse...

Cara,

sei que o que não te falta aqui é conselheiro, mas vou te dizer o que eu decidi fazer quando tive que decidir algo parecido na minha vida.

Escolhi primeiro o concurso público. Claro que a faculdade te ajudaria, por conta do diploma e a possibilidade de concorrer para nível superior.

No entanto, mesmo para nível médio, há bons salários e bons cargos. Depois, com uma graninha no bolso, rola de fazer um curso somente por prazer.

O contrário acredito não dar muito certo. Por mais que você esteja feliz no curso, lendo seus autores, o trabalho vai ficar te atrapalhando a aproveitá-lo plenamente.

É isso.

Beijos.

Anônimo disse...

Tenho 23 anos e já sou professora do curso de Letras de uma universidade estadual. Cursar letras foi maravilhoso mas acabei fazendo o concurso por falta de opção de emprego, acredite! não adianta. não siga uma profissão que você não quer!

Anônimo disse...

Aaaara, menina! Se vc só entra meio dia no serviço, dá tempo de estudar pra outro concurso siiim. :D
Lembrando que ano q vem vai sair concurso da PF com uma PORRADA de vagas (dizem q mais de 800, nacional) e com pelo menos 200 cargos administrativos para nível médio! Aproveita ;)