sábado, maio 14, 2011

norma

Não vivo só de seriados, rola novela também. Benedito Ruy Barbosa tem um texto ótimo. Meu autor preferido segue sendo um dos excluídos, Carlos Lombardi, texto rápido, tramas rápidas, putaria e tal, adoro que a mocinha sempre dá pra uns 3 ou 4. Ele que escreveu Quatro por quatro e Kubanacan (melhor novela ever). E tem o Gilberto Braga que eu também curto. Segue a linha da trama urbana, e ele toca muito na ferida da sociedade. Em Vale tudo tinha a Maria de Fátima com discussões homéricas com o avô e a mãe sobre honestidade. Brasil, 1989, sinônimo de corrupção. E agora, Brasil, 2011, com Natalie fazendo de tudo pela fama.

Acho Insensato Coração muito ruim. De verdade. Mas tem muito mais a ver com os atores principais do que com o texto em si, embora admito, Gilberto não está em sua melhor forma.

A graça nessa novela está em Norma.

A boazinha que foi sacaneada pelo vilão. Foi presa, se reinventou e saiu de lá em busca de vingança. A gente nunca vê o bonzinho sendo vingativo, porque no imaginário das novelas da Globo vingança é coisa baixa, vilania pura. Não que a Norma personifique mais a bondade. Perdeu na prisão. E está lindo vê-la sobrevivendo em ódio. A bondade já não existe, mas ainda há uns espasmos da antiga e frágil Norma. Nos faz torcer contra o vilão, queremos que Léo pague por tudo que fez... somente a Norma. O resto não importa. É exatamente esse o trunfo da novela. Que em outras épocas a gente se divertia e torcia para o vilão (uma saudade? Laura Prudente da Costa). E hoje estamos aí torcendo contra o mal. Seguindo a linha normal da vida. Que os maus paguem.

21 comentários :

a. disse...

Primeira pessoa que vejo falando bem de novelas do Carlos Lombardi, te amo hahahahahaha

Concordo com tudo, principalmente sobre Kubanacan ser a melhor novela ever ^^

Marcos Fernandes disse...

Norma sustenta a trama, http://palavrasdepijama.blogspot.com/2011/05/cutucando-o-caixao-de-adorno.html

Bette disse...

Nem terminei ainda de ler o post porque fiquei deveras feliz com a notícia que mais alguém acha KUBANACAN a melhor novela EVER!! Sempre torcem o nariz prá mim e me chamam de louca quando digo isso, mas não adianta, tá no meu coração forever!

Bruno Faedo disse...

Gente, Kubanacan foi a melhor das melhores novelas da Globo. Cadê que reprisam ela gente? Kubanacan pra sempre em nossos corações. <3

nan costa. disse...

laura cachorrona para sempre em nossos corações.

Anônimo disse...

lady vingança define.

a. disse...

Voltei pra ler os comentários e to no paraíso. Kubanacan ♥

Vanessa Negrão disse...

vim aqui só te abraçar por não estar só em relação à kubanakan, mas vejo que rola todo um grupo escondido de gentes como nós ♥

em segundo: pé na jaca

Anônimo disse...

Laura Prudente da Costa e Nazaré Tedesco forever. S2

Laís disse...

Duas saudades: Laura Ribeiro da Costa e Flora Pereira da Silva.

'Lara Mello disse...

Acho que Norma tem representado bem, nos que invés de esperar justiça, fazemos a justiça.. Tenho dado muitas risadas com você no twitter! Sua louca!!!

Renata disse...

saudade da Laura também...

Marilia disse...

Só Norma salva a novela! De resto, bando de mocinhas sem graça e idiotas!
Vejo todos os dias, mas quem disse que engulo?

Norma é o must! E espero que ela não se dê mal no final!

Letícia disse...

Olha, um mérito desta novela é deixar de lado o maniqueísmo que costuma imperar nos folhetins: a mocinha burra de tão boazinha, sendo pisada ever, mas levando a melhor no final porque a vida corrige os erros e o bem sempre vence. Gilberto Braga mostra que não é bem isso.
E mesmo ele sendo reconhecidamente um bom autor, dá para ver que nem sempre um bom roteiro salva. Tem que ter quem o sustente. E nisso, Glória Pires e Gabriel Braga Nunes sambam na cara da sociedade. Inclusive na cara de Eriberto Leão e Paola Oliveira (principalmente ela), que dão pena de tanta falta de química.


Ah! Você é muito cult. A minha escolha de novela favorita é bem mais mela-cueca. Eu curtia "Direito de Amar", reprise no Vale a Pena Ver de Novo, que eu via quando criança.
A mesma Glória Pires mostrando como se faz mocinha romântica, Lauro Corona no auge da beleza e Carlos Vereza como vilão, que dava vontade de rasgar a almofada do sofá da sala com o dente de ódio.

Desculpe, este comentário ficou muito longo. Mas pra que conversar sobre a queda do dólar se a gente pode falar de séries e de novela, não é mesmo?

Bjs

Fabiana Pessôa disse...

Kubanacan foi a melhor novela... Ultimamente não acompanho muito, mas acho a história da tal Norma ótima! O cara tem de sofrer pelas mãos dela!

katy disse...

eu não assistia essa novela, mas agora que estou doente, aproveito as noites pra ver. não gosto muito e quase sempre prefiro CSI, mas a torço pela Norma, pra que ela faça o Léo pagar pelo que fez, de preferência na cadeia. bjs e boa semana.

Lec disse...

Kubanacan para sempre em nossos corações!

Eu... disse...

Norma samba na cara do elenco

F. disse...

"Não vivo só de seriados, rola novela também." hahahah vc é foda

Mawara disse...

Tenho que concordar com 3 coisas:

1: Norma! Gente, a graça da novela.
2: Kubanacan, achei que só eu gostava, gente, como era boa!
3: Laura Prudente da Costa!

clap clap

juliana disse...

concordo em tudo! mas se bem que eu gostei muito de belíssima...
ah, vc já leu algum livro da trilogia millenium? acho que vc vai adorar a lisbeth salander!
parabéns pelo blog!