quinta-feira, fevereiro 24, 2011

o problema é o público

Eu terminei Survivor: Heroes vs. Villains. Recomendo a todos porque é um banho de estratégia e também da forma como os americanos encaram o reality. Eu disse num outro post que o maior vilão da edição ganhou cem mil doláres em votação popular. No survivor, é o conselho, formado pelos eliminados, que escolhe o vencedor. Daí no final sobra esse prêmio que o público dá, como se fosse uma consolação para quem dá a audiência e não pode escolher o vencedor. Russell, o maior vilão que já pude conhecer em realities, ganhou o prêmio popular. E você fica assim em choque porque ele derrotou vários candidatos de coração bão e tals. Russell manipulou como pode todas as votações. TODAS. Eliminou todos os rivais, eliminou inclusive aliados que considerou perigosos. Usava as pessoas e depois descartava feito lixo, mentia, armava. Uma aula. Na final, ele e mais duas. Como ele era odiado pelo conselho inteiro, porque traiu a todos para chegar na final, não conseguiu nenhum voto. E isso faz de Survivor único. Porque o jogo é estratégico em todos os aspectos. Russell era incrível na manipulação, mas o erro estava aí: ser desleal lhe custou todos os inimigos no conselho.

E tem essa coisa da combinação de votos. Todos fazem, não é feio, é totalmente necessário. E isso mostra como a gente ainda engatinha nesse aspecto. Aqui, combinar votos é jogar sujo. Lá, o único meio de jogar o jogo é combinando votos, fazendo alianças claras, do tipo nego chegar no primeiro dia e dizer "que tal uma parceria nós dois? vamos eliminar quem?". É sensacional de ver, mocinhos fazem isso.

No nosso BBB atual tem a Talula que faz exatamente isso. E taí, vilã. Musiquinha de Corleone e tudo. Porque aqui nego não está preparado. Ninguém entende que é uma necessidade do jogo. Que o outro lado também faz. Os três patetas não votam entre si. Porque as meninas devem fazer isso?

O Maurício me irrita tanto. Essa pose de bonzinho. Não cola, sabe. Bombado de Copacabana. Eu sou do Rio, eu sei exatamente a laia dele. Veja bem, não é errado, mas não assume o que é. Diz "lá em casa a gente recicla o lixozzzzz", mas dá piti no almoço e joga a comida fora. Garotinho Zona Sul mimado. A questão é: eu jogo comida fora, e jogando ou não, a fome não irá acabar no mundo, mas eu não faço discurso de isso e aquilo. Ele é patético. Não percebe até hoje que voltou por causa da Maria. Odeia a Diana porque ela confronta. O mimado odeia ser confrontado e daí faz o que todo cuzão faz, vira e fala mal pelas costas, mas na hora do embate, na hora de dizer o que pensa, joga a comida fora e sai. Chega a dar pena. Um covarde completo.

Daniel é o líder, amei né? Ele disse essa semana que não ia votar mais no Diogo, então o voto dele ainda é um mistério. Pode ser o Maurício, não sei. Tem o anjo. Eliminação dupla. Nem curto especular sobre o paredão antes da formação.
 

13 comentários :

dani disse...

assiste a temporada da micronesia. uma das melhores no quesito da manipulação.

Calô disse...

Mas aí que tá, o problema é o público.
Neguinho se comeria lá dentro se não dependesse de voto de galera de fora. Então tem que fazer as vezes de bonzinho e coisa e tal. Cola pq sabe q tem edição,e não precisa depender 100% de gente que tá convivendo 24h por dia.

Alaska disse...

Patricia, eu te amo, porra! (exceto qdo vc é chatapracaralho falando do Flamengo mas faz parte, todos flamenguistas de verdade, de raça, de alma e de coração são assim :) hahaha)

Eu fico patético DISCUTINDO bbb com meus amigos pq eu sempre me pego reproduzindo, simplesmente reproduzindo oq vc fala. Mas é só pq eu total concordo.

Tipos "[i]. [b]Não percebe até hoje que voltou por causa da Maria[/b]. Odeia a Diana porque ela confronta. O mimado odeia ser confrontado e [b]daí faz o que todo cuzão faz, vira e fala mal pelas costas, mas na hora do embate, na hora de dizer o que pensa, joga a comida fora e sai[/b]. Chega a dar pena. Um covarde completo.[/i]"

Eu colocaria um.ponto.final.depois.de.cada.palavra. Igual vc faz, só pra dar aquele ar de "caralho, presta atenção nisso" e nego saber que eu concordo com cada vírgula dessa sua opinião.

Um beeeeeeeeeeeeeeaj.

Mariana disse...

"Diz "lá em casa a gente recicla o lixozzzzz", mas dá piti no almoço e joga a comida fora. Garotinho Zona Sul mimado."


fiquei morrendo de ódio dele jogar comida fora! cara rídiculo
voltou só pq é corno hauahaua

disse...

Taí. Que texto. Fala tudo. Parabéns!

Jaqueliny Euzébio disse...

Eu tenho sérios problemas com reality shows.

Mariana R. disse...

13 de maio... vc já vai estar no Rio? Vai ter Belo no citibsank Hall, anima?

beijo

glaucio disse...

Russell não ganhou nenhuma das vezes por um simples motivo: ele não entende a parte social do jogo (em nenhum aspecto).
e fica a dica: ele está participando da atual temporada (Survivor: Redemption Island) junto com o Rob Mariano, que também foi da tribo dos Villains.
e fica outra dica: veja mais temporadas. se não tiver paciência pra ver todas, não deixe de ver Micronesia, que, pra mim, é a melhor temporada.
besos.

tulioma disse...

nossa, minha internet voltando ao normal vou baixar esse Survivor pra dar uma conferida! ;)
beijos sua linda

Anônimo disse...

Semana passada estreou a 22ª temporada de survivor, russel e boston rob voltaram pra se confrontar em tribos opostas. Delicia haha.

Gisele disse...

Tem nova temporada de Survivor, Patrícia! E com o Russell novamente!

Sijoga, benhê!

Patricia C. disse...

tô ligada que russell e boston rob voltaram na atual temporada. aliás, rob é meu preferido. estou vendo all stars por causa dele. vou baixar micronesia depois, obrigada pelas dicas.

@ZePicelli disse...

É impressionante a distinção do desempenho dos participantes dos reality shows aqui e lá nos EUA. É uma pena que os estrategistas (na minha opinião, para quem temos que tirar o chapéu) são mal vistos pelo público brasileiro. Acredito que isso aconteça devido à paixão dos telespectadores por novelas, uma vez que maior parte do público do BBB é noveleiro. Ou seja, alguém que causa intrigas e é fiel a uma estratégia de jogo, é taxado como vilão e sofre uma grande rejeição do público.
Não concordo com Russell sendo o melhor jogador de Heroes vs Villains. Concordo que ele é o mais polêmico, segurou a temporada nas costas, mas ainda acho Parvati superior a ele, afinal, ela entende da parte social do jogo BEM melhor do que ele.

Fiquei curioso para saber se você chegou a ver a S16, Micronesia, e se gostou :)

Ótimo texto.