segunda-feira, março 08, 2010

o protagonista

Poderia escrever uma bíblia só rebatendo certos comentários do post Fora, Marcelo Dourado, mas sabe uma coisa que CANSA? Então. Quiserem pensar que chamei Dourado de Hitler, beleza. Quiserem linkar meu texto com “Fora Dourado Ateu”, mesmo eu sendo atéia, beleza. Nem vou sugerir um curso de interpretação de texto porque, sei lá, iriam entender que eu chamei a mãe de puta. Ia ser meio chato.

Um coisa eu bato palmas. Um ex-vilão, lutador de vale tudo e homofóbico, conseguiu ser o protagonista de uma edição marcada pela diversidade. Bato palmas de pé. Não é qualquer um. Minha completa admiração por quem consegue, não é fácil.

Eu não entro com argumentos odiosos sobre o Dourado. O que eu acho, eu acho e pronto. Até leio as críticas favoráveis a ele, mas nem precisaria, já que eu era da torcida dele, sei muito bem como pensa o outro lado. Só quero levantar a questão do fanatismo. Das suas torcidas. Os anti e os pró dourado. Os anti chamam de nazista e pã. E olha. De boa, ele não é nazista. Ele é só um ridículo que quer pagar de culto, grande conhecedor de história, para poder rebater "você sabia que esse símbolo tem mais de 2 mil anos e ZzZZzzZ". Dourado não é um pau no cu nazista. Ele é apenas um pau no cu. Só isso.

Cansa ter que explicar. Ver as duas torcidas caindo em erros infantis. Tipo quem justifica um erro usando o erro do outro “mas a Angélica disse que não usava camisinha com mulher porque não era puta”. Caguei pra Angélica, meu texto era sobre o Dourado. Tipo quem diz “O PT roubou, mas o PSDB também!”. É esse MAS que incomoda, não é argumento, sabe. Não é argumento usar o Serginho dizendo que ele é gay e curte o Dourado. Onde que Serginho é símbolo de nego que pensa? O mais fraco de cabeça que já entrou em um bbb, era amigo da Tessália, daí vira e apóia a Lia a votar nela, semanas depois se vira contra a Lia e no dia seguinte opa, melhores amigos de infância de novo. Já vi negra apaixonada por racista. O fato do Serginho ser gay e gostar do Dourado é irrelevante. Falando nisso, curto muito a galera que diz "O Dourado abraçou o Serginho, ele não é homofóbico". Que mundo é esse? O que essa galera bebe que dá esse barato? Quero também.

Quando digo que ele é homofóbico. SIM, ELE É HOMOFÓBICO. É o que eu penso. E não abro mão de pensar isso com toda a bandeja de situações que o Dourado me ofereceu. Achar que é normal uma pessoa não querer ouvir conversa de gays, para mim, é a mesma coisa de achar normal quem não quer perto de si nordestinos, ou negros, ou judeus, ou insira-aqui-qualquer-classe-que-tenha-de-nascença-uma-característica.

Muita gente acha que a liberdade abrange tudo, e daí surgem argumentos de "nós temos o direito de gostar ou desgostar". E olha, eu concordo, mas continua sendo fobia da mesma forma. Uma das cenas que mais me marcou na infância foi meu pai atravessando uma rua comigo, e eu sabia que não precisava e perguntei “ué, pai, o caminho é por aqui”, e ele “EU SEI, MAS TEM UMA NEGRINHA ALI, NÃO QUERO PASSAR PERTO DELA”. É isso, né cara? Meu pai tinha o direito e a liberdade de atravessar a rua? Claro que tinha. Isso ameniza ou justifica o preconceito dele? Não.

Tratar com anormalidade uma situação normal, isso é ter preconceito. Se nego estivesse na mesa falando "Outro dia eu fui na Baronetti...", o Dourado ia pedir para mudar de assunto? Ia? Daí como o assunto era Dama de Ferro ou Le boy, whatever, NÃO PODE FALAR ISSO DURANTE O MEU ALMOÇO. E é uma jogada sensacional, porque as pessoas respeitaram a fobia dele e realmente pararam de falar, então, por essa razão, você não vê o Dourado destilando o preconceito tão característico das primeiras semanas. Não dão mais motivos. Respeitaram um homofóbico no seu direito de não gostar de gays. Brasil, 2010.

E mesmo com ele sendo poupado, ainda sim ele se controla demais. Dentro daquele esquema dele conhecer como funciona tudo. O Dourado sabe que não pode falar certas coisas. Hoje ele não se segurou e mandou um "Apesar de viado, seja homem seje homi" para o Dicesar. Só que essa declaração veio tarde demais. Não queima ele com o público porque a relação do público com ele já está decidida. Vão com ele até o fim. Não importa o que faça. É bem Alemão II mesmo.

Repetindo: Brasil, 2010.

33 comentários :

Anônimo disse...

esse bbb10 cansa, não deixo de assitir porque invariavelmente espero que mude. espero que o dourado perca o rebolado, pise na bola com os fãs, mas a paixão é cega, não muda. cansa.

Anônimo disse...

AMO O DOURADO, não deixo de gostar de uma pessoa porque ela é homofobica ou racista, isso seria uma forma de preconceito também...

te amo, porra disse...

HAHHAHAHAHAHAHAHAH MEU DEUS, AINDA BEM QUE PASSEI AQUI ANTES DE IR DORMIR.

uma pessoa é preconceituosa porque não curte homofóbicos.

BRASIL: UM PAÍS DE TODOS.

Alessandra disse...

hahahahhahaha
Muito boa essa,do segundo anônimo. É isso aí. "Eu tenho o DIREITO de gostar de preconceituosos e apoiá-los nos seus preconceitos, pois é assim que se faz um país livre."
Cada absurdo que a gente lê por aí...

BBB tem a ver com empatia e este, especificamente, tem a ver com cegueira e loucura. A anti-torcida é cada dia mais rancorosa e tá numa onda de fazer julgamentos morais escabrosos, botando alguns do programa abaixo de merda numa síndrome de Deus de dar medo. Já a torcida do Dourado tá numas de colocá-lo como representante de Deus na Terra. O rei e senhor...
Só por essa postura vc já percebe que é gente doente mesmo, que não merece muita ideia.
É olhar e rir.
Gostaria muito que essa gente (torcida e anti-torcida) descobrisse, sei lá, o filme pornô pra desestressar e/ou a vida real pra lavar uma louça/um banheiro/uma roupa...Pois como diria alguma propaganda dessas lojas em liquidação: Procurar algo de produtivo pra fazer nunca sai de moda.

Sou a favor de se torcer pra quem quiser, mas arcando com as consequências disso, sem se esconder, sem falsear. Dourado é machistão, preconceituoso, um tipo que já saiu de moda, ou deveria ter saído, e que não é exemplo pra ninguém! (O discursinho 'Força e honra' num jogo que vale 1,5 milhão na maior - e mais contraditória - rede de TV do país e que exige do jogador frieza pra cortar cabeças é de uma cara de pau sem precedentes.)

Raphael disse...

Olá!

Venho acompanhando suas postagens há algum tempo, inclusive as mais antigas e devo confessar que já ri bastante das suas histórias em jibóia-city - um riso que no fundo, imagina o que vc deve passar, hehehe...

Bom, como não tinha comentado antes em nenhum post, resolvi passar pra deixar um beijo e elogiar, não só os seus textos engraçados, como também aqueles no qual você expressa opiniões, as defende e por mais que não nos influenciemos, conseguimos (generalizei na palavra, mas me refiro a mim) enxergar e entender o seu ponto de vista.

Ah, te favoritei no meu blog ;-)


Beijos!

Bianca disse...

É complicado falar sobre esse assunto(Logo mais aparecerá um seguidor fanático do Dourado por aqui justificando cada ato).
Assim como você comecei o jogo torcendo para ele, parei no dia em que meu filho chegou da escola dizendo que um colega havia chamado outro de bicha e que todas as bichas tinham que morrer justificando para a professora com ninguém mais ninguém menos que Marcelo Dourado.
Nesse dia parei, sentei com meus filhos e me tornei contra ele. Diferente desse imbecil(sim, chamo de imbecil quem acredita que homossexualidade é uma doença) eu tenho um exemplo a dar em casa e fora daqui.
Agora provavelmente começarão os discursos sobre a censura de idade no BBB. Estamos no Brasil e se as crianças não vissem na tv ouviriam na escola. Não acho que o problema seja assistir assim como não acho que a violencia se deva aos jogos de videogame, tudo se revolve com moderação e suporte. Graças a Deus quando expliquei e mostrei os fatos ao meu filho ele nunca mais torceu para esse cara, fatos bem besta mesmo como Dourado tendo uma dor de barriga só de ouvir "Robcop Gay". Por favor até os mais fervorosos torcedores tem que concordar que aquela cara de vomito iminimente foi patética.

Queria que o fato dele ter perdido a linha ontem e chamado o Dicesar de "Viado" mudasse algo, mas sei que as pessoas não estão nem vendo mais nada nesse momento. Dourado é politico acima de tudo. Não duvido nada que até o fim do dia acabará indo pedir desculpas a ele, ou melhor, passará o dia trocando carinho com o café com leite do Serginho.

Bianca disse...

http://bbb.globo.com/BBB10/Noticias/0,,MUL1519637-17402,00-NO+PUXADINHO+DOURADO+TENTA+SE+EXPLICAR+PARA+DICESAR.html

kkkkkkkkkkkk

Fui conferir só para desengarco de consciência.

Pronto. Ele pediu desculpas. Já podemos todos votar no Eliézer agora. Aff...

E, infelizmente, assistirei esse programa até o fim, ou quase, ainda tenho esperança no ser humano. =/

Phills disse...

É patético mesmo, que depois da cara de nojo do Dourado, ele venha explicar sua homofobia para um gay.

Agora vai ter gente falando que ele é sincero, mas que tipo de sinceridde se constrói em frente a uma câmera?

Carla disse...

Amei o texto. Posso assinar?
Só um erro. Dourado que além de tudo é muito culto, disse "seje" nessa última =P

dani disse...

e vc se acha a dona da verdade né? kkkkkkkkkkk, morro de rir de vc....vc me faz feliz!

just me disse...

Olha, o Dourado é realmente um pau no cu. Por essas e outras não vejo mais BBB10! Mas se a gente olhar os políticos eleitos neste país, vamos entender pq o Dourado pode ganhar o BBB!

Peixe Antenado disse...

Ele é apenas o reflexo da sociedade,machista e preconceituosa, além de um q de onda internetiana, aquelas coisas q algém diz,todo mundo vai atrás sem pensar e pronto, cria-se uma onda, como douradofacts.

só p lembrar, em 9 bbbs, ganharam 7 homens brancos,
mas no Brasil não há racismo e preconceito né, é só um jogo né...

Rosana Tibúrcio disse...

Eu fico maravilhada com a forma de você analisar personalidade/ comportamento/características.
Não sou capaz de fazer isso de forma tão coerente.
Não importa se concordo com tudo que fala; concordo em "como fala", como se expressa.
Neste post concordo com o quê e como.
Parabéns, Patrícia.
Seu blog é muito bom, não canso de dizer.
E mais, admiro sua liberdade de expressão e a forma com que a defende.

Carla disse...

Repito que. Você é ótima.
:*

Dani_V_ disse...

Patrícia,

Adoro seus textos, Porra!!!!

Está nos meus favoritos/twitter já!!!!

Raquel C., primeira disse...

gatan, vou aleatorizar o comentário (porque DESISTI de big brother, dourado e as merda tudo) pra perguntar:

você vai mesmo pro placebo?

porque me bateu uma afliceta e eu resolvi ir do nada pra compensar o show passado que perdi por motivos lamentáveis.


beijo.

fermata_85 disse...

Ele pediu desculpas pro Dicésar. E depois, quem é o morde-assopra? Ai, ai...è triste concordar, que ele só reflete o pensamento da maioria. Engraçado foi o Cadú conversando com Dourado e dizendo p ele pegar leve, pq ele falou "aquilo", e podia pegar mal. Nem quis repetir a palavra "viado". è claro q eles ficam se controlado. É claro q é fake. É dói ter Marcelo Dourado como favorito. Percebe q td vez q tá ao vivo (no multishow, ou etc), é quando ele aproveita p começar uma discórdia e dizer" tá td gravado, é só botar a gravação q mostra td". Chama atenção p ele, insinua o q vai passar na edição, blá blá blá....

Paula disse...

Adoro teu blog, está nos favoritos e sempre entro pra ver se tem posts novos... adoro como vc escreve e sinto falta dos posts sobre BBB, concordo com vc, mas vc organiza as ideias melhor do q eu, rs...
E nesse BBB ficou assim: "eu sou hetero tenho q torcer pro Dourado... se não apoiar o q vão pensar de mim?" tenho medo desse tipo de pensamento, pq se nos proximos entrar um louco q o povo goste o q será de nós? rs...
Q exemplos...
mas... 2012, rs...
bjus e parabéns :)
(adoro seu twitter tbm)

RubinhoM. disse...

Estava comentando, semana passada com os meus amigos,sobre o "ESQUADRÃO DOURADO".
Tenho certeza, que os adeptos a esse "esquadrão", vão fazer muito estrago por ai, ainda mais se o Dourado, vier a sair do BBB10.
E não é de se duvidar que os IDIOTAS, DESPEITADOS, iram aproveitar da situação e cometerem algumas loucuras por esse Brasil! Alguém duvida disso?????
Será que ele,(Dourado)tem alguma noção do que ele está fazendo aqui fora...
Se todas as bichas têm que morrer, alguém vai ter que sair por aí atirando em meio mundo.
Como havia dito no meu Blog, que isso ia dar muito "pano prá manga", daqui alguns dias vamos ver por ai um ED,tipo o Z do Zorro...)
Vão matar, bater, em nome do ED!?

Marcos disse...

Matar? bater? Meu. Deus! Só falta dizer estuprar, assaltar, roubar dinheiro público.... Que loucura!

Caroline. disse...

Dourado de cú é rola. Não gosto dele, espero que ele não ganhe o bbb e que perca pro Dicésar ou até mesmo pra aliada dele(Lia), pra ele deixar de ser otário.
Cara burro não sabe nem conversar.¬¬ E depois que a Morango saiu não assisti mais, esse final já tá comprado. E adivinha quem vai ser o vencedor? ;)

Solange Lima disse...

Gente,
Vamos fazer o Brasil andar!
O que vamos ganhar torcendo contra ou a favor do Dourado? Apenas nada!É ele quem está na disputa por um milhão e meio, não nós.
Aqui fora temos tão somente o direito de escolha no máximo do alcance de nosso controle remoto. Lá dentro do programa temos manipulações por conta dos índices de audiência e blá, blá, blá. Quem decide quem vai ganhar não somos nós, doce ilusão! Então vamos fazer outra coisa ao invés de arrancar os cabelos porque um troglodita como o Dourado é o mais cotado para vencer.

Anônimo disse...

Eu fico revoltada, só mulher feia ganhando!

É tudo marmelada! É tudo marmelada!É tudo cotada já! São "ascolhitinha", tudo cotada já! Mas que faça "bom aproveito" que esse carro é usado, o meu é zero! (risos).

Sol Brito disse...

Passenaod pela net, encontrei seu blog. Apesar de não acompanhar o BBB, ao ler os seus textos deu vontade de ver só para participar dos debates..rsrs
Adorei ver os vídeos do Eliézer...hilários!!!!
Gostei muito daqui. Te seguindo!!!

Beijos

Ana disse...

Há uma tênue linha que separa os otários dos boçais.

Sem mais.

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Prado disse...

Putz, primeira vez q venho aqui e já viro fã desde criancinha!

Assino embaixo de cada palavra sua...

Vc escreve bem demais!

gotsecrets disse...

Ai.. na boa.. cansei de neguinho que faz interpretação de texto zuada...
(por sinal.. acho que vou salvar nos favoritos o comentário super a ver do segundo anônimo... pq né?!)
Bjs!
ah! e assino embaixo!

Priscila Karen disse...

Patricia, já disse no Twitter e digo aqui de novo: ADORO você!

Amei esse texto, concordo MUITO com você.
Nem dou mais audiência para esse BBB, eu acompanho tudo mas só aqui pela net mesmo...
O que mais me irritou nesta história toda, foi aquele caquético do Pedro Bial destratando TOTALMENTE o Eli desde sempre. Muita raiva!

Mas enfim, estou para mandar um e-mail pra você e até o fim da semana mando.

Adooooooro aqui =*

.larissinha. disse...

Não sei o que foi pior, o Viado ou o Seje!

Doído!

Nana disse...

Fantástica. Brilhou demais!

Marcos disse...

Eu concordo com quase tudo que você disse no post, mesmo não sendo um anti-dourado. Só acho que, na questão da homofobia, estão forçando a barra. Dourado é homofóbico? É. Mas, se você vir o vídeo do momento em que ele reclama e fala que perdeu o apetite na mesa, ele não está se referindo a boates gays ou qualquer coisa assim. O assunto na mesa era "sexo anal sujo", com Dicésar e Serginho falando de pênis saindo de ânus sujos de merda.

Eu, que sou gay, fiquei com nojo disso.

Acho que em suma, Dourado é um tremendo pau no cu e um tanto quanto ignorante? É. Não é o santo que a torcida Douradete tenta pintar, mas não é esse capeta todo que os anti-douradetes querem fazer.

Um grande abraço.

Anônimo disse...

será q vc lê comentários antigos? pq to pondo em dia todos os posts q perdi

assino embaixo de tudo q vc falou nesse post.

e digo mais: eu sou gorda e lido com gordofóbicos (rs) há anos... aí vem nego com papo de "tenho o direito de não conviver com gordos e posso ridiculariza-los em publico qd bem entender" - aí eu n vou à praia ou à piscina há anos... sou idiota de cair nessa, eu sei

ou então: "não sou preconceituoso, mas gordos não são saudáveis" MEUCU pq banha n é contagiosa... e se eu vou morrer mais cedo o pobrema é meu, né, não?

tanto faz morrer aos 90 ou aos 70 por causa da minha super-banha-q-me-impede-de-me-locomover (na moral, qq pessoa acima de 44 é "condenada à morte" pela sociedade)

enfim, falar de gordo ainda pode ser mto divertido já q não é crime como o racismo (e como a homofobia provavelmente vai se tornar, já q é interesse do MP fazê-lo)... basta ver os comentários do jornal o globo nas matérias sobre obesidade... falta de respeito total