terça-feira, fevereiro 16, 2010

estou farto de semideuses

Onde é que há gente no mundo? *



Em todas as edições eu só chorei em dois paredões.

A primeira vez no BBB8, com Doutor Marcelo ficando e Juliana saindo. Eu torcia loucamente para o Marcelo, mas ali eu achava que era ele quem sairia. Todo o discurso do Bial de leproso e tudo mais, eu chorando pela perda e de repente, surpresa, Juliana que saiu. Das lágrimas ao riso.

E hoje. Com talvez a participante que eu mais gostei. Não sei se bate Jean Wyllys, pois ainda é recente e a emoção sempre fala mais alto. Hoje foram lágrimas de decepção. Não sei explicar direito como um programa consegue mexer assim comigo, não sou Dona Chupa que vê novela e torce. Só acho tão triste Elenita sair e ficar pessoas como Lia e Anamara. Acho tão triste a Elenita ser julgada como "a chata" ou criticada como "a gorda" etc. É tudo tão cansativo, pobre e pequeno. Eu meio que vivo no mundo de creep, Radiohead e tal, eu não pertenço ao que tá aí. E não adianta dizer é.só.um.programa.de.tv. Vai além. Nem entro tanto na questão porque hoje não tá fácil. Mas em uma nação que pune "a gorda chata", e deixa a fofoqueira piriguete e a manipuladora, nego acha realmente que consegue votar para presidente da república? Em uma nação onde quem malha o Arruda é a mesma pessoa que faz campanha para o Serra, tem como ter coerência? E aí a gente fala isso e recebe reply do twitter "o que o cu tem a ver com as calças?". Sabe. As pessoas não entendem. Não há uma compreensão de como funciona o esquema. Todo o esquema.

Esse Big Brother está sendo extremamente cruel. Lembra muito BBB1 com Bambam mandando para casa todas as pessoas que eu gostava. Ou o BBB4, com todos que eu simpatizei indo embora como vilões. Por mais que os outros bbb's tenham tido seus paredões dolorosos, esse em especial, está mandando todos embora bem mais cedo que o habitual. Um mês de programa e as que eu mais gostei, Tessália e Elenita, não estão mais.

Dourado é um caso a parte. Dentro do jogo, ele joga impecavelmente, não errou um passo. Se for pelo jogador, merece um milhão de longe. Até pelos próprios oponentes que são fraquíssimos, que erram todas as jogadas inclusive.

Mas Tessália e Elenita foram tão mais do que ele. É uma vergonha Dourado ganhar um programa que tinha como concorrente elas duas. Só por elas, sabe.

É como lembrar do Emilio no BBB3 perdendo o programa para... Dhomini. Ou Serginho perdendo para Bambam. Ou Cida perdendo para Caubói.

É de sentar na calçada e chorar.

- Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?

26 comentários :

Guilherme disse...

Mais um motivo pelo qual não assisto BBB.

Não é um programa honesto, onde o MELHOR vence. As pessoas julgam as outras pelo que ELAS SÃO.

Pela maneira que se comportam (mesmo que dentro da casa muitos sejam falsos).

E não existe algo mais chato do que ver alguém ser julgado (de forma errada) por ser como é.

Não vou entrar no mérito filosóficZzzzzz do programa, nem dos outros 2457 motivos pelo qual acho que não é um programa para mim.

Mas, mais uma vez, te entendo.

*abraça*

Rosana Tibúrcio disse...

Diferentemente de Guilherme eu creio que o BBB é honesto; pois retrata o povo: tão equivocado quanto é na realidade.
Condenar alguém por "defeitos" mais fáceis de apontar é tranquilo: ela é gorda; ela não "joga igual"... é como se a Elenita fosse desleal ao povo que se considera leal; e não é...
Ahh também não tô dizendo coisa com coisa. Achei péssimo o resultado de hoje, o pior de todos eles...tô chateada.
E, dessa vez, assim como o Guilherme: te entendo...

Anônimo disse...

to desolé... mary w já disse oq eu penso.. é o mundo q tá errado

fácil dizer "morra, sua gorda" qd n se tem argumentos pra justificar sua antipatia (há como explicar sentimento de inferioridade e despeito por algm mais inteligente, educado, respeitoso?)

Anônimo disse...

Como se acompanha um programa que elimina a Elenita pra deixar Anamara e Lia?

Tati Bortoleto disse...

Mais uma vez sinto a mesma coisa que você!
É o primeiro BBB que me abala desse jeito, na verdade comecei a assistir a partir de 2007, mas esse tá mexendo comigo de um jeito que nem sei dizer, mas acho que vc entende.
Esse povo na minha opinião é meio deslumbrado, sei lá em que mundo vivem.. só sei que não voto mais, pra mim já era... passei ontem e hoje só votando (oi, não tenho vida).
Como os de cima... TE ENTENDO!

A. Almeida disse...

O que ainda falta acontecer???
Num gosto muito muito. mas esse está a merda das merdas. Oque resta ?? Gritos fofocas??
Beijos...

Gabriela Gabbi. disse...

Cara,hoje eu fui obrigada a v bbb na sala e o pior foi minha mae e a minha cunhada criticando a Lena e eu ouvindo tudo aqui,preconceituosas do caralho,briguei feio com elas,julgando ela pela aparencia,por ser gorda e correta! e cada vez mais eu tenho medo das pessoas,por elas serem assim cara! Lena é um ser humano,louca e descontrolada sim e mto parecida comigo! quando o bial dic que ela seria a eliminada desta terça feira,na hora eu lembrei de ti e fiquei esperando tu manda o link no twitter,tu é um gênio velho! te entendo pra caralho!

Luan . disse...

Uma coisa bem simples hoje: ser intelectualmente superior no bbb e de gênio extremamente forte não faz você vencer. Falar feito uma gralha, achar que tem todas as razões transformando afirmação sobre X em uma afirmação sobre Y e pedindo criticando todo mundo que pede pra você medir suas atitudes, isso sim, faz com que você fique.
Extremamente decepcionado com o paredão mais triste da edição.

Produzindo Penélope disse...

Adorei isso que vc disse sobre criticar o Arruda e votar no Serra. Pq eu tenho nojo do Arruda e toda a corja do DEM, mas vou votar no Serra. Ok, Serra é PSDB e não DEM, só que é tudo mais do mesmo, né? Assim como Zé Dirceu, Palocci, Dilminha, Paulo Otávio, Sergio Cabral, Garotinho...
Na verdade, politicamente, nosso país é vexatório, este é que o fato.
Trabalho no governo. Sou assessora de um político de muito renome. Esse politico sempre foi conhecido e reconhecido pela "ética", lisura, etc. Ok, isso quando era do Legislativo. No Executivo, ahhhhh, outros 500...Não, esse político não virou corrupto da noite pro dia, longe disso. Essa pessoa, simplesmente, sabe onde existem brechas e como explorá-las.
E assim pra mim é o BBB. Até sábado de manhã, antes da Lena, fazer a maior cagada q já vi no BBB, a Lia era a bruxa má do oeste e não tinha como não ser eliminada. A mulher tava surtada, fora da casinha, locadibala...Daí, Lena vai e dá o monstro pra espertinha da Fernanda, que sagazmente, assumiu o papel de vítima. E fez-se UM MONSTRO, ou melhor, uma BRUXA GORDA. E a idiota caiu!!!!!!!! Stress, saco cheio, já deu, ok! Mas foi ela quem trilhou esse caminho insólito e infeliz.
Agora, Lia virou uma lady, pois sacou "DE UM TUDO" e a gralha infeliz estava se consolidando no posto de samambaia que grita mais alto em todo o ecossistema.
Escrevi isso tudo pra dizer que o importa pra formar uma opinião, uma imagem, no fim das contas, são as atitudes isoladas e não o que vc é na essência ou tua ideologia. Vide Ronaldo Fenômeno, Ciccarelli (juro que foi uma coincidência infeliz citar logo os dois), MC Marlboro, Tessalia e por aí vai.

Simone disse...

eu não acho que é como as eleições (nas eleições é pior) aqui é só porque ser muito diferente desperta ou amor ou ódio, admiração e inveja. eu acho que tem um lado das pessoas que queria ser ela, autentica, inteligente, criativa, ela é bonita e muito. ela tem demais, eu acho mesmo que algumas ações dela ajudaram o povo a justificar a projeção dessa mesquinharia coletiva. mas que é foda ver a lia e a anta ficando é.

graziela disse...

Discordo. Talvez minha opnião seja primária, mas até que eu aprimore, o programa termina: se Dourado vencer, ótimo. Eu estarei vencendo junto. Somos bem parecidos.

Nem nesse, nem em outro, caio na conversa de que as pessoas merecem uma chance por fazerem parte de um grupo que sofre preconceito.

E quanto a julgar pelo que são, não sei se é o caso. Acho que lá, são julgados pelo que fazem e que nem sempre esses atos fazem parte de um hábito e mais aida, avaliados a partir do marketing que fazem de si mesmos. É muito pouco tempo e a situação é atípica, é impossível saber se são, de fato, assim mesmo.

te amo, porra disse...

Uma coisa que me incomoda ao extremo é que não entendam o que eu digo. Seja por incapacidade do receptor, seja por incapacidade minha de não passar a mensagem corretamente.

Em nenhum momento eu disse (ou mesmo cheguei a pensar) que Elenita merecia o prêmio por sofrer preconceito.

O mundo dela não é do bbb. Assim como eu jamais me inscreveria, e nem é porque eu sou gorda (hahahahaha), é porque planejo um futuro pra mim, e dentro dele o bbb não entra. Não quero ser famosa, não ganharia o prêmio e acho muita exposição. Da mesma forma que Elenita, como escritora e professora, talvez nunca devesse ter entrado no big brother.

O meu questionamento é. Elenita sair e pessoas como Anamara e Lia ficarem. Das pessoas PREFERIREM duas participantes que tiveram atitudes completamente questionáveis etc. O meu questionamento é nego preferir um burro bonito e uma mimada que chora porque recebeu o monstro.

Quanto ao Dourado merecer o prêmio. Eu gostava dele na quarta edição, mas acho que um cara que diz em rede nacional que hetero não pega aids, meio que não merece porra nenhuma sabe. Ele pode ter n qualidades como jogador, mas sorry, eu não torço pra ignorante.

graziela disse...

Relaxa, não se ser compreendido por nao se expressar bem, ou por incapacidade do receptor, acontece com qualquer um!

Como eu disse, talvez minha opnião não tenha tanta base, mas não concordo inteiramente com a sua. Só isso.

Quando falei que nao caio na conversa de quem acha que deve levar o prêmio por fazer parte de um rupo que sofre preconceito, não quis dizer que tu achava que elenita deveria ganhar e por esse motivo. Não pus palavras na sua boca, nem te entendi mal, apenas expressei um ponto de vista meu, da forma errada, insuficiente (como vê, aconteceu comigo também). É a questão do marketing pessoal.

Entendo teu questionamento, mas vejo também um outro lado da questão, afinal, todos são discutíveis e passíveis de serem julgados, mesmo que erroneamente, baseado apenas em atos dentro de um curto período de tempo. É o acontece lá, entre outras coisas.

Quanto ao Dourado merecer o prêmio, eu não disse que ele merece. Mas que se ganhar, ótimo, estarei vencendo junto, somos bem parecidos. Merecedores?

Acho que Dourado se suicida por ser impulsivo, falar demais e ser "carinhoso" de menos. Isso não é ser um bom jogador, ao meu ver. Mas me identifico. É verdadeiro no que diz e corajoso, inconsequente, até. De tão franco, tão radical, beira o preconceito. E frases infelizes, todos dizem, inclusive os mais letrados, inclusive nós. Alguma forma de preconceito, todos temos, mesmo que não o expressemos em rede nacional, não adianta negar, está lá.

E, notei uma certa ironia, em se desculpar por não torcer para ignorante?

Valdeck disse...

Querida... este país está de cabeça para baixo. São pouquíssimas as pessoas que, como você, têm visão crítica e argumento político para dizer com competência sobre o esquemão que domina a tudo e a todos...
Infelizmente a educação e a cultura geral são odiadas pela maioria, pois se acostumou a programas mirabolantes e a entretenimento de baixa qualidade e aproveitamento moral...
Dá para tirar lições de tudo isso, sim. Mas precisa suar muito, ter muito background information, o que a maioria esmagadora da população nem sequer imagina o que seja... Então, fica o dito pelo não dito, o riso pelo riso e vamos que vamos, pois o circo precisa continuar.
Há mais de 20 anos que moro em Salvador e nos últimos dez eu preferi ficar longe do carnaval e da violência. Este ano resolvi sair de camarote, por três dias. O que vi foi um monte de mauricinhos de outros estados pulando no conforto, enquanto a população negra e pobre ficava olhando pra cima, tentando ver os ídolos nos trios e se espremendo na avenida... É fácil controlar uma multidão semi-analfabeta, semi-alimentada, semi-cidadã... É fácil ficar rico num país em que a justiça funciona muito bem para preto e pobre (ver estatísticas das prisões), e mantém em prisão especial os ladrões de colarinho branco...
É a hipocrisia geral. Instituições corrompidas, povo desinformado e desinteressado, fome, carnaval, catador de latinha e a festa rolando solta... Vamos pular, que é hora de diversão...

Valdeck Almeida de Jesus
Escritor, Poeta e Jornalista
www.galinhapulando.com

Lucas disse...

fiquei tristei, de verdade.

parei com esse big brother :(

Rita de Cássia disse...

Tenho que discordar das tuas palavras. Adorei ver a Elenita sair. Não pq ela é uma gorda chata, mas pq tem mania que querer catequisar os outros, a opinião dela é a que importa, não sabe escutar, nem debater...é uma pessoa amarga demais. Na verdade eu gostaria que saisse as 3, pq a Lia é tão chata qto a Elenita e a Anamara é personificação da pobreza de espírito, de longe é a participante que eu mais detesto. Torço para o Dourado, Cadu e Morango, o resto pode ir todo mundo para casa do caralho hahahha. Gostei muito do teu blog, principalmente o nome. Abraço!

B ! disse...

http://bbb.globo.com/BBB10/Noticias/0,,MUL1494206-17402,00-VOCE+NAO+TA+RICA+PODEROSA+VOLTOU+DO+PAREDAO+LIA+PERGUNTA+PARA+ANAMARA.html


é, Brasil... saudades eternas de Elenita.

Ana disse...

Aaaaaaaaaaaa...me dá um abraço???
Fiquel mal duplamente...Primeiro pq eu adoro a espontaneidade, a verdade, a pessoa da Elenita e não a queria fora, mas....muito mais triste pq o Brasil escolheu q ser gorda, complexada, chata e inteligente é feio. Que bonito é ser PUTA, é gritar, falar demais, faltar com educação, manipular.
Anamara é uma PM, Deus do céu...e, levou 7% de voto! Não é falso moralismo, mas porra, Anamara não é o q espero da polícia que devia me proteger.
Td isso q vc escreveu é muito verdade!!!!!!!
Meu abraço sincero e uns copos de cerveja pra afogar a dor!
beijos

Ray disse...

Elenita ficou no meu coração. Nunca senti tanta afeição por um participante do bbb como senti por ela.

Tão verdadeira, tão correta, sabe? Em momento algum eu vi nela essas putarias feitas por Lia & cia. Cada vez que alguém falava 'gorda', 'frustrada', me batia um ódio tão grande!

Quem são eles pra julgar? Porra, tudo pela aparência mesmo. Só argumentos fracos, de gente que não tem o que dizer; que sabe que, numa conversa justa, Elenita ia fechar com a cara deles e falar o que tinha de ser dito.

A merda é que ela falava. Que nem Dourado. Galera taxa ele de incoerente só porque ele não usa as palavras certas.

Enfim... deixo registrado aqui o meu desapontamento.

Fabys disse...

A única coisa boa do fato de Elenita ter saído foi que encontrei seu blog. Ontem estava falando EXATAMENTE o que vc escreveu hoje quando me disseram: "ah, vc vai gostar do 'Te amo, porra'" e cá cheguei.

Gostei muito. Penso igual. Chorei também. Nem tanto por ela, pq tá com vida feita, mas pela mesquinhez de todo o resto. Como pode, porra?

Fabys disse...

A única coisa boa do fato de Elenita ter saído foi que encontrei seu blog. Ontem estava falando EXATAMENTE o que vc escreveu hoje quando me disseram: "ah, vc vai gostar do 'Te amo, porra'" e cá cheguei.

Gostei muito. Penso igual. Chorei também. Nem tanto por ela, pq tá com vida feita, mas pela mesquinhez de todo o resto. Como pode, porra?

Mary* Coelho disse...

"É tudo tão cansativo, pobre e pequeno."
E isso diz tudo. As pessoas são pequenas. E eu não quero ser pequena. BBB me faz perder metade da fé na humanidade. Como que não enxergam além? Como não enxergam o que é CERTO? Vai longe do favoritismo, é questão de ter valores. Ou não ter. E Brasil parece não ter.

Anônimo disse...

Tenho visitado seu blog com frequencia, encontrei aqui palavras que o meu coração diz.
Está de parabéns pela forma clara e sensível que escreve.
Sinto vergonha do que fizeram com a Elenita. Aprendi a admirá-la em cada peculiaridade do seu ser.
Eu só torci em dois BBB's o oito para o Dr. Marcelo e a Lena do dez.
Grande Abraço.

carolina disse...

num esquenta, bbb é assim mesmo, tudo passa nessa vida. Quer saber? Eu amava o Thyrso, lembra? Me atracava com minhas irmãs ( ai q ridículo meu Deus!), brigava com o namorado por causa dele, era até do fã clube, morri de chorar qdo ele saiu, pode? hoje tenho vergonha desse passado de bbbmaníaca. Quando lembro desses micos que paguei...

Rebeca Amaral disse...

Concordo plenamente com você. O nome disso: mente pequena. É bom saber que existem pessoas sensatas como você, agora o difícil é reconhecer que a maioria não pensa nem age assim, e sempre mete os pés pelas mãos.

Miss Copa disse...

Porra tb torci loucamento pelo Dr. Marcelo, chorei lagrimas de sangue qdo Cida perdeu pro Caubosta, e o Serginho portuga perdendo pra Bambam foi o começo do fim pra mim (devia ter desistido de BBB ali). Obrigada por colocar em palavras o q não consigo, esse BBB tá me deixando muito irritada, deve ser o calor, sei lá, só sei q esse fanatismo pelo Dourado me assusta.