segunda-feira, agosto 24, 2009

qual faculdade devo fazer?

Pode não parecer, mas eu sou muito racional e tomo decisões bem rápido.

Porém, uma questão tem martelado minha cabeça há meses.

Antes de mais nada, vou tentar fazer mais uma faculdade. Isso já está decidido. Começa no início do ano que vem. E inclusive será uma faculdade a distância ou, como diz a minha mãe, por correspondência.

*Pausa para rir do meu fracasso*

Voltando.

A dúvida é:

Administração ou Letras?

Simplesmente não consigo me decidir, então vou fazer uma enquete.
(Sim, baseio minha vida em enquetes feitas pela internet)

Antes, vou listar alguns pontos.
- Obviamente letras tem mais a ver comigo, porém, já passei da fase lua de cristal, devemos-seguir-nossos-sonhos-e-ZzzZzzzz, como diz o Ronald Rios, todo mundo quer ser artista, movimentar a economia que é bom, ninguém quer. Depois fica aí na miséria, não sabe por quê. Quero miséria não, quero dinheiro.
- Não que administração me dará dinheiro, mas digamos que é melhor do que fazer letras.
- Minha decisão não vem por um único motivo: Comecei duas faculdades e não conclui nenhuma. Letras eu tenho mais probabilidade de terminar porque é uma área que eu domino, diferente de administração.

Então.

Arrisco fazer uma faculdade que me dará mais chances de crescimento (administração) ou faço a que eu terei mais facilidade em concluir (letras)?

Eis a enquete.


Qual faculdade devo fazer?

Administração

Letras







33 comentários :

guilherme disse...

Votei em ADM.

Justificativa: Num mundo ideal diria letras, mas infelizmente eu tendo feito Relações Internacionais sei o valor infinitamente maior que um diploma "comum" de ADM tem.

A maioria das vagas do mercado aceitam profissionais de ADM, enquanto pouquíssimos profissinais de RH percebem que pessoas com formação em outras faculdades (como RI, Letras) podem exercer algumas daquelas funções.

Beijos!

Andréia disse...

eu votei em letras porque acredito que temos que seguir nossos sonhos e ZzZzZzZ

Andréia disse...

p.s. sou sua fã, viu.

Kakau Tendrás disse...

Votei em ADM, pq penso em largar publicidade pra fazer ADM justamente pelos mesmos motivos.

Nat disse...

Oi flor, bom dia.

Olha, eu realmente não sei em quem votar. Vou ficar devendo essa. Mas achei que seria interessante escrever porque eu pensei em algumas coisas:
O motivo pelo qual vc quer fazer uma faculdade é pra teu futuro profissional ou pq vc quer ter um diploma? Acho que isso ajuda a pensar melhor e escolher, pq se vc quer pra trabalhar, talvez não se veja dando aulas no futuro, pois seria isso que Letras iria te proporcionar como profissional. Acredito que se vc tiver isso claro, pra quê servirá o canudo, ficará não só mais fácil de fazer a escolha, quanto continuar no curso até o fim, independente da área.
É difícil pensar no futuro, pois boa parte do que planejamos vai por água a baixo. Mas mesmo assim precisa partir de algum lugar, né?

Bjos e boa sorte!

Diogo disse...

Votei Letras.

Honey, nenhuma das duas vai te dar dinheiro, será que vc não percebe?

Vão é consumir o seu dinheiro. Sou muito mais fazer algum curso técnico e curto de qualquer coisa que tenha aulas práticas. Teoria, com o nível de ensino do Braziu, é a mais pura perda de tempo.

Fiquei com Letras pq pelo menos se espera que vc tenha oportunidade de ler alguns bons romances... mas esqueça o retorno financeiro.

bj

Quéroul disse...

não vou votar porque tenho um admnistrador e um linguista em casa e tá todo mundo pobre.

faz radio e tv, moda ou essas coisas que bombam. corra de letras e administração.
e história. e arqueologia.

ou casa logo com um fazendeiro aí.
=**

Ana disse...

Votei em Letras...Explico: Trabalho com Administração Financeira (sim, eu ADMINISTRO) , mas não fiz ADM nem nada parecido...Sou dentista...sacou? Não? Bom, Seguinte...faz o que você gosta, linda! Verdade, pode mesmo ser que não te traga dinheiro, mas garanto que, ADM é um curso que ensina um atalho para o ponto no qual o bom senso é capaz de te levar tranquilamente.
Você é concursada, logo, acho bem difícil que vc largue a estabilidade por um emprego que nem te pagaria tanto. Levanta a mão aê um ADM que começou ganhando 2 conto por mês....
E, com letras, dependendo de como vc foi concursada, até cabe uma transferência...
Sei lá...blablablá...pq não faz as 2, uma de cada vez????? Afinal, estabilidade pra isso vc tem mesmo!
Beijos

nanda disse...

Adm! Como a amiga disse lá em cima: você quer ser professoa? Booring

Rita disse...

Eu faço Letras, o que é um enorme motivo pra votar em ADM, mas votei em Letras msm... pelo msm motivo do Diogo. Nenhum dos dois vai te dar dinheiro, mas pelo menos vc vai gostar de fazer Letras. Olha no site da UFMG q eu acho q rolam uns cursos online, e o curso de Letras deles é um dos melhores do país, e não é só por me ter como aluna... aehuhaeuhaeuhaeuhae beijo e boa sorte na decisão.

Thais disse...

Vai de letras. Você sabe a dificuldade que vc tem em concluir as coisas... se começar uma facul que não gosta, fodeo mosada. Melhor fazer algo que gosta. Foda-se o sonho e ZZzZzZzZzZzZzZ. A idéia não é o sonho. É fazer algo que gosta pra não viver uma tortura...

Ricardo disse...

Oi! Estou postando como Ricardo (o blog é dele) mas me chamo Suelen. Sou leitora do seu bolg há, pelo menos 1 ano. Nunca comentei por preguiça ou timidez mesmo, mas todo dia, TODO DIA, entro aqui pq adorei seu jeito de escrever!
Bom, como formada em letras há um ano, nada mais coerente do que votar neste curso. E foi o que eu fiz, mas olha... entrei em Letras mais ou menos assim como vc, Letras ou JOrnalismo?? Fiz letras, adorei tuudo o q eu aprendi, foi fascinante, mas hj leciono língua portuguesa em ensino fundamental. às vezes me pego pensando: "pô, tanto esforço pra ser professora??". Mas td tem seu lado bom, sabe? Temos muitas regalias lecionando, férias duas vezes ao ano, vc nao precisa trabalhar dois períodos por dia.. Eu, por exemplo, trabalhando apenas 4 manhãs e 1 noite ganho muitas mais q neguinho q rala a semana toda... Mas... a decisão é tua.. Ambos abrem as portas para vários trabalhos... Boa sorte! E vou tentar comentar mais! =)

Patrícia disse...

Olha só, copiei e colei o que a Thais disse pq concordo INTEGRALMENTE c/ ela! Boa sorte, baby!

Thais disse...
Vai de letras. Você sabe a dificuldade que vc tem em concluir as coisas... se começar uma facul que não gosta, fodeo mosada. Melhor fazer algo que gosta. Foda-se o sonho e ZZzZzZzZzZzZzZ. A idéia não é o sonho. É fazer algo que gosta pra não viver uma tortura...

Leticia disse...

Bem, votei em Letras por um motivo mt simples: de q adianta fazer ADM se vc não vai terminar a faculdade? é melhor ter um diploma meia boca q te renderia uma cela especial na cadeia caso um dia vc venha a matar "aqui em jiboia city..." ou q te dê uns trocadinhos do q não ter nenhum, né!
E além do mais letras é legal!

bjoos!

disse...

Letras.

É bem mais fácil de arrumar emprego.

Patrícia disse...

Morri de rir com o comentário da Letícia "renderia uma cela especial na cadeia caso um dia vc venha a matar "aqui em jiboia city..." , porque, desculpa, Patrícia, não pude evitar, mas fiquei imaginando vc tendo uma briga com desfecho fatal com o nota de cem! rsrs sorry, sei que é de mal gosto, mas até eu que sou chá de camomila exterminaria de bom grado o cabôclio.

Ana disse...

Bom, sou mais uma que nunca comenta (embora sempre leia seu blog, que conheci através do Metheoro)... Mas dessa vez vou dizer algo: ADM não dá emprego.Me formei há 10 anos e nunca trabalhei na área, o menos mal foi que amei a faculdade.Dos 35 que se formaram comigo, apenas 1 trabalha na área hoje. O resto é funcionário público (de N áreas) ou bancário...Enfim, votei em Letras. =****

Aline-NC disse...

Olá! Votei em ADM porque é um curso total-flex, você pode trabalhar em qualquer lugar depois (mesmo que não seja na área). Amplia sua possibilidade de ganhar dinheiro, que é o que realmente importa na vida. O dinheiro é que realiza os sonhos, depois que você ganhar algum, chuta tudo e faz letras.

Silvio disse...

Olha... considerando que hoje você está num emprego público (tô no mesmo barco!), a vida com um diploma de ADM pode ser muito mais lucrativa, viu.
Eu peguei o rumo do Jornalismo e as opções são bem menores (assim como acredito que são com Letras). :(

Lila disse...

Bom, votei em Letras por ser o q vc gosta. E se vc quer depois passar em outro concurso, tá cheio de cargos q exigem curso superior em qualquer área.
Mas se vc quer ir pra iniciativa privada aí acho q Adm é melhor.

Arquiteta disse...

Oi, Patrícia!
Como muitas outras pessoas aqui, li seu blog, adorei e me identifiquei...
A única diferença é que eu sou mais velha e AINDA não tenho um cargo público, schuinf
Pense que as coisas sempre podem piorar!
Eu larguei um curso de direito pra fazer arquitetura e, olha, quanto tempo perdido!
Resultado disso: quase trinta anos na cara, morando com mamãe, mendigaaaaando projetos, falta de dignidade total.
Mas se conselho fosse bom, né não?
O importante nessa vida é se divertir! Se ganhar uns trocadinhos, também não é nada mal!
Beijos e boa sorte!

rafaelnanet disse...

Letras FTW!
Tô formado desde o ano passado e tô fudido, mas ninguém precisa saber porque estou empregado, néam?
Votei Letras porque tem mais a ver com você, e com certeza essa você vai até o final. Administração é chato, você ia detestar uma faculdade que te abre um monte de portas e você tem que fazer mais cursos para conseguir achar a maçaneta delas...
Beijos =*

Bellatrix disse...

deu foi babado isso eim ;) votei em adm, pq seguir sonhozzzzzz, ser professora HAHAHAHAHAHAHAHAHA. Pra matar quem? Se for professora vem chacinar aqui no rio.

Uebert disse...

Hallo

Fiquei na mesma duvida no começo do ano, faço Jornalismo ou Administração?Sigo meus sonhos ou o que possivelmente me daria mais retorno?

Acabei ficando com a segunda opção. O bom da Adm é que tem um campo beeeem vasto, então dá pra se encaixar em quase qualquer lugar.

Anônimo disse...

como aluna de letras e não poderia aconselhar outro curso que não seja o curso de letras. é fato.

independente do curso que você escolher, se for uma aluna mediana, com sonhos medianos, força de vontade medianas, você terá um salário mediano e será um profissional mediano.

sinceramente, não sei porque existe tanto preconceito com os cursos de lincenciatura. sendo que, a profissão professor tem tantas vantagens assim como desvantagens também. e, tenho certeza que isso acontece em qualquer profissão.

tenho amigos que são professores, recém formados, que podem escolher emprego e aceitam o que for melhor conveniente. e fica o pensamento: no país em que vivemos, poder escolher emprego é um verdadeiro privilégio.

se a profissão professor não te encanta, você ainda pode atuar na área de bacharel em letras. na área de revisão e editoração de textos em diversos ambientes.

as áreas de secretariado executivo também contratam profissionais formados em letras.

além da formação em letras também ajudar um bocado para realização de concursos e afins.

por mais que você deseje fazer outro curso depois, acredito que o curso de letras é uma boa opção para quem ainda está com dúvidas acerca de qual curso fazer.

deixo esse comentário, como anônimo, pois só quis deixar o meu pitaco.

gosto do seu blog e da sua percepção desse mundo cão.

hasta!

Ana P. disse...

Você sabe quem eu sou, onde eu trabalho, blá.

Eu faço jornalismo.

Me recuso a dar esse voto, malsae. Quem não sabe controlar a própria vida, não pode jogar a dos outros na merda, né, HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA!

Renata disse...

Eu votei em adm pq acho o retorno financeiro mais garantido.
Um amor e uma cabana?Foi mal, mas não acredito.
Mas pensa que concluindo quauqer uma das duas, o diploma vai estar na sua mão e a cela especial garantida (isso que mantém no cursando faculdade).

Kaqui disse...

Oie, acompanho o teu blog faz um bocado de tempo, mas talvez tenha comentado uma ou duas vezes no máximo porque
1- leio pelo google reader, daí a entrar no blog, clicar na parte de comentários, escrever o comentário... preguiça mandou dizer olá.
2- se eu realmente escrevesse, escreveria um blog, mas o meu, coitado, só bolas de feno passando por ele.
Aaaaanyway, acabei não aguentando com o chamariz desse assuntinho cruel de faculdades e da minha historinha é que vem o porquê de eu ter votado em Letras.

Eu, com 17 aninhos, tive que escolher um curso pra fazer. Como mamãe e papai estavam inspirados quando me fizeram, deram-me uma facilidade bem legal com estudos e tal (eu preferiria a gostosura da mamãe e os olhos azuis de papai, mas a gente não escolhe, né?) então minha escolha foi pra um curso da moda na época, que teria graaaaandes chances de emprego com gordos salários: fui pra Computação. Mas confesso, no momento da inscrição, muito minha mão se coçou pra marcar Matemática.

Mas o que aconteceu?

Me formei em Computação. Melhor aluninha e thudo. Flashes e flashes na formatura e... não trabalho nisso!!! Não, não, a gente podia estar ganhando bem, comprando altos gadgets, mas acaba-se enveredando praquilo que se gosta ao invés de ser inteligente e ganhar dinheiro (Se eu fosse realmente inteligente eu teria feito direito e a essas horas já teria entrado em um concurso pra juíza, tsc tsc tsc... poderia ser "otoridade"...).

Fui pro Mestrado pra depois fazer doutorado em... Matemática!
Isso! Ao invés de ser uma übber-profissional computóloga hoje vivo de bolsa (e só até março! Sabe-se lá o que será de mim depois) estudando... voilà! Matemática, que eu pensava em fazer mais de 10 anos atrás.

Ou seja, faz logo letras, cedo ou tarde vais acabar por lá mesmo, então não enrola muito a vida não :P

Thaís C. disse...

Nunca comentei aqui, mas vamos lá.
Fiz Engenharia Civil e descobri no sexto periodo (sou burrinha) que não era bem o que eu queria pra minha vida. Com medinho de ficar sem fazer nada, continuei o curso, esperando receber uma luz divina que me diria o que fazer. Pois bem, a luz nunca veio e eu terminei a faculdade. Beleza. Fazer o que da vida agora? Desempregada? Não, tem vaga pro mestrado! Em que? Engenharia Civil. Ai, a sujeita *brilhante* vai fazer mestrado em engenharia civil porque "ah, a área de transportes é mais batuta".

Fim das contas, cá estou eu, correndo pra tentar terminar isso pra nunca mais ter que ver engenharia na minha frente.

Depois do conto, minha opinião: vc sabe o que quer, vc mesma disse que sabe, vai atrás. Como disseram nos comentários aí pra cima, não vale a pena ir atrás de coisa que pode dar dinheiro, se no final das contas vc não vai querer nem sair da cama pra ser aquilo.

vanessa disse...

amiga, sabe o que é mais bonito?
eu fiz administração e amei, fiz 3 especializações na área e amei, mas odiei trabalhar com isso.
e várias vezes quase comecei uma faculdade de letras, pq é lindo e tudo, mas outro dia me disseram que me aceitam no mestrado e eu nem vou precisar fazer outra faculdade, especializações, o blábláblá todo.

dá vontade de votar em letras, por motivos óbvios, mas votei em administração pq acho que abre a mente. na pior das hipóteses, serve de área afim pra progressão funcional no seu cargo e conta pontos em concurso interno. pq ganhar dinheiro é o que a gente queremos, néam?

(eu ganho MILHÕES [de merrecas] a mais por ter esses cursos em áreas afim. já dá pra comprar uns 8 mcflurries a mais por mês :P)

luciana disse...

caralho, adm nãããooo! sério, adm não é curso q se faça, é especialização. ng se forma adm, ou vc é ou não é. a única vantagem é q se vc quiser fazer concurso público pode se inscrever em qualquer coisa, pq ng sabe o q é atribuição de adm, então vale tudo.

mas aí perde o respeito, pq né? adm pensa q sabe tudo e só caga o trabalho alheio.

Gismaria ramos disse...

Estou com a mesma dúvida que VC. Passei na federal em letras e ganhei uma bolsa para administração numa faculdade particular.... Tô quase doida..e n me decidi ainda :-(

Gismaria ramos disse...

Ah....e não trabalho:-(