sexta-feira, abril 25, 2008

O cuidado

Gostar de animais, eu gosto. Eu só não sei cuidar de uma forma que ultrapasse o básico. Já disse que minha mãe viajou, então eu estou com 2 cães e 2 gatos para cuidar. Dou comida, troco a água duas vezes ao dia, essas coisas básicas eu faço. É o além que eu não faço: ficar na sala com eles, levar para passear, lavar a área todos os dias, limpar a terra dos gatos mais de duas vezes por dia etc. Acho que falta em mim o dom de passar amor, de cuidar efetivamente e de gostar de fazer isso ao não tratar como uma obrigação desagradável. Sim, acho desagradável cuidar deles, embora eu os ame. Sei agora que quando eu sair de casa não levarei meus gatos comigo, deixarei com a minha mãe porque ela sim sabe cuidar de tudo em volta. Eu não tenho essa capacidade. E sem querer comparar animais à crianças, uma das razões de eu não querer ter filhos é justamente essa: incapacidade de cuidar.