segunda-feira, setembro 29, 2003

Sobre fazer filosofia

A única desvantagem de fazer filosofia é correr o risco de ficar olhando a cara estática do seu professor pensando durante uns dez minutos. Claro, imagina uma pergunta de um aluno para o professor, imagina se essa pergunta for bem complicada, tipo o maior problema filosófico do universo? Aí ele fica dez minutos pensando com a mão no queixo e olhando pro teto e no final diz "eu não sei se é realmente isso, vou pensar e na próxima aula a gente discute isso". hahahaha, na próxima aula é o melhor....

Agora se você esta pensando que os alunos riram está muito enganado, todos ali, inclusive eu, quietos, esperando a resposta como se fosse o pronunciamento da 3a Guerra mundial. Impressionante.

Falando nisso eu tô com tanta preguiça de ler o Tractatus logico-philosophicus e não é somente preguiça, eu tenho medo do meu cérebro travar, sabe. O autor desse livro, o Wittgenstein, é um alemão e ele achava que tinha respondido todas as respostas filosóficas nesse livro, o cara era mesmo pretensioso, aí ele termina o livro assim "sobre aquilo que não se pode falar deve-se calar", o homem pirou, como ele não tinha mais nada pra falar (já q tinha resolvido todos os problemas filosóficos), abandonou a filosofia e foi ser engenheiro. Anos passaram e o cara nada, até que um belo dia ele descobriu que tinha escrito um monte de merda e resolveu voltar para as discussões da filosofia, escreveu outro livro para corrigir o tractatus e morreu.